TIMES

Por Combate.com — Las Vegas (EUA)


Se o UFC deste sábado, em Las Vegas (EUA), tivesse sido realizado com público, certamente, Max Holloway e Yair Rodríguez, integrantes da luta principal, receberiam aplausos de pé dos torcedores. Isto porque, os atletas do peso-pena protagonizaram cinco rounds eletrizantes dentro do octógono e, mesmo sem nocaute ou finalização, proporcionaram o melhor combate desta edição.

A vitória ao fim dos 25 minutos de confronto ficou com Max Holloway na decisão unânime dos jurados (49-46, 49-46 e 48-47). Mas a elogiada atuação de Rodríguez, enaltecida pelo próprio adversário, valorizou o feito do ex-campeão do peso-pena, ávido por uma nova chance de disputar o título da categoria, atualmente, sob posse de Alexander Volkanovski.

Max Holloway venceu na decisão dos jurados — Foto: Getty Images

Após perder duas vezes para Volkanovski, Max Holloway se reabilitou em 2021 e deve terminar o ano com 100% de aproveitamento. "Blessed", que havia superado Calvin Kattar em janeiro, volta, após três anos, a embalar dois triunfos em sequência.

Sem atuar desde outubro de 2019, Yair Rodríguez amargou a terceira derrota da carreira. Mas o desempenho no cage depois de dois anos de inatividade o recoloca como um dos nomes mais interessantes da divisão.

A luta

Max Holloway e Yair Rodriguez corresponderam às expectativas no primeiro round, recheado de movimentação intensa, trocação apurada, garra e técnica. Perigoso, Yair Rodriguez não se furtou a baixar a guarda para se esquivar e apresentou seus golpes criativos ao havaiano. Na segunda etapa, Yair Rodríguez e Holloway começaram investindo nos chutes frontais. Mesmo sendo mais alto, "Blessed" encontrou dificuldades para medir a distância. Confiante, Yair baixava a guarda, pontuando ao acertar o rosto do havaiano, disparando chutes habilidosos, mas se esquivando das investidas do rival. À la Anderson Silva, Yair colocava as costas na grade, sem medo de ser atingido pelo oponente. E até era acertado, mas parecia não sentir o dano. O volume maior, entretanto, veio do ex-campeão dos penas.

Max Holloway tenta acertar um direto em Rodríguez — Foto: Getty Images

Max Holloway tentou colocar pressão logo no início da terceira etapa. Soltou uma joelhada voadora, e recebeu um chute alto em troca. Quando Yair Rodríguez sentiu, Holloway o dominou no solo, alternou da montada para as costas e impôs ao mexicano seu momento mais dramático no octógono. Rodríguez girou, se livrou da montada, mas deixou o pescoço e seguiu dominado no solo. Faltando 1m30s para o fim, Rodríguez se desvencilhou, foi para o tudo ou nada com a guarda baixa, pendulando. A 45s do cronômetro zerar, Holloway aplicou a queda e findou o round controlando por cima.

Max Holloway arrisca uma guilhotina em Yair Rodríguez — Foto: Getty Images

No quarto round, Rodríguez e Holloway investiram na trocação franca na curta distância. O ex-campeão acertou uma joelhada, laçou o pescoço do mexicano e optou pelo estrangulamento. O mexicano girou, caiu, mas evitou a finalização, ficando com as costas no solo. "El Pantera" tentou ser agressivo mesmo sob sufoco e ficou de pé, até ser acertado com o polegar no olho esquerdo. Após 30s de paralisação, o embate foi reiniciado. E o balé da violência seguiu no centro do octógono.

O quinto round foi uma repetição do anterior. Entretanto, desta vez, Yair Rodríguez conseguiu ficar por cima de Holloway ao raspá-lo. O mexicano, contudo, não manteve o havaiano no chão. Em pé, foram para a trocação outra vez, mas Holloway decidiu travar o oponente contra a grade para assegurar a vitória nos pontos.

UFC Vieira x Tate: Duelo de estrelas em Las Vegas você assiste ao vivo só no Combate! — Foto: divulgação

Veja também

Mais do ge