O peso-galo Felipe Cabocão fez o que pode, mas não conseguiu se impôr ao americano Chris Gutierrez na abertura do card principal do UFC Dern x Rodriguez. Aparentando desgaste pelo corte de peso, o amapaense resistiu aos ataques do rival e tentou o quanto foi possível uma finalização, mas Gutierrez foi mais eficiente na luta em pé e deixou o octógono com uma vitória por decisão dividida (28-29, 30-27 e 30-27).
A luta começou com os dois lutadores desferindo chutes nas pernas e medindo a distância no centro do octógono. Cabocão mostrou estar atento ao plano de luta do americano, e contragolpeou após um chute com um direto de direita, encurtando a distância e travando Gutierrez na grade. O americano tentou uma derrubada, mas o brasileiro defendeu, se manteve de pé e tentou aplicar uma gravata técnica, sem sucesso, no fim do round.
A luta recomeçou mais movimentada, com Cabocão e Gutierrez mostrando mais agressividade e conectando mais golpes que no round anterior. O americano usava os chutes baixos para minar as pernas do brasileiro, que tentava os chutes altos para preparar a aproximação e a tentativa de derrubada. Cabocão parecia estar mais cansado que Gutierrez, e o americano conectava mais golpes em velocidade, que o brasileiro tinha dificuldade de bloquear.
No terceiro e último round, mesmo cansado, Felipe Cabocão conseguiu resistir aos ataques de Chris Gutierrez e levar a luta para o chão a dois minutos do fim. Na guarda do americano, o brasileiro se manteve por cima no chão e se manteve golpeando o rival sem contundência até Gutierrez conseguir se levantar e partir para cima de Cabocão nos segundos finais, golpeando-o e chamando-o para a luta. Abalado, o brasileiro se defendia, mas acabou sendo derrubado no último lance da luta.
Alexandr Romanov passa por cima de Jared Vanderaa
Com 14 vitórias em 14 lutas na carreira - sendo 13 delas terminadas por nocaute ou finalização -, o peso-pesado moldávio Alexandr Romanov fez mais uma vítima neste sábado. Impondo a sua maior força física, ele não tomou conhecimento do americano Jared Vanderaa, e conquistou mais um nocaute na sua carreira, este conquistado aos 4m43s do segundo round. Após um primeiro round menos dominante, Romanov partiu para levar a luta para o chão logo no começo. Sem receber resistência no solo, o moldávio aplicou um violento "ground and pound", ferindo e minando a resistência de Vanderaa, que apenas se defendia até o árbitro encerrar a luta.
Damon Jackson vence Charles Rosa em luta sangrenta
Em uma luta muito movimentada, e que teve um verdadeiro "banho de sangue", o peso-pena Damon Jackson venceu Charles Rosa por decisão unânime dois juízes (29-28, 29-27 e 30-27) em um duelo muito intenso, que ficou marcado pelo corte que Jackson sofreu na testa, fruto de uma cotovelada giratória dada por Rosa no terceiro round, que sangrou abundantemente até o fim da luta.
Os dois lutadores protagonizaram ótimos momentos nos dois primeiros rounds, com Rosa levado vantagem no começo, e Jackson conseguindo virar o combate no segundo round. No terceiro round, logo no começo, Rosa acertou uma cotovelada giratória na cabeça de Jackson que abriu um ferimento profundo, que passou a sangrar abundantemente. Mesmo após uma paralisação para que o médico verificasse as condições de Jackson, a luta prosseguiu, e o sangramento aumentou a ponto de cobrir os dois atletas. O árbitro decidiu a luta prosseguir até o fim,
Lupita Godinez atropela Silvana Juarez
Em uma grande atuação, a peso-palha mexicana Lupita Godinez não tomou conhecimento da estreante argentina Silvana Juarez. Com um volume de jogo muito maior do que a rival, Godinez dominou Juarez na luta em pé desde o início, conectando um chute na linha de cintura e dominando a argentina na grade até conseguir derrubá-la e dominá-la no chão. Um erro de Juarez ao girar no solo abriu o espaço para que a mexicana encaixasse uma chave de braço que fez a argentina bater em desistência.
Steve Garcia vira luta e nocauteia Charlie Ontiveros
Na primeira luta do evento, o peso-leve Steve Garcia conseguiu uma importante vitória sobre Charlie Ontiveros por nocaute técnico a 1m51s do segundo round. Após começar a luta em desvantagem, sofrendo um knockdown no começo de cada round, Garcia recuperou-se e se impôs a Ontiveros, conquistando sua primeira vitória no UFC, e impondo a segunda derrota do rival em duas lutas.
A luta começou com Ontiveros conseguindo abalar Garcia nos primeiros segundos do primeiro round com um chute alto que acertou em cheio na cabeça do rival. Grogue, Garcia recebeu mais dois golpes de Ontiveros, sofrendo um knockdown. Mostrando muita garra, Garcia conseguiu derrubar Ontiveros e manter a luta no chão. Após sofrer uma tentativa de guilhotina, Garcia recuperou-se e derrubou o rival, ficando por cima no chão ganhando tempo e golpeando para buscar um domínio que lhe desse a vitória no round. No intervalo, Ontiveros apresentava um corte profundo no supercílio direito.
A luta recomeçou acelerada no segundo round, com os dois lutadores conectando bons golpes. Ontiveros conseguiu mais um knockdown, mas Garcia se recuperou e voltou a derrubá-lo e, por cima no chão, fez a montada e passou a desferir cotoveladas no local do ferimento do rival. Ontiveros sentiu e uma nova série de golpes obrigou o árbitro a decretar o nocaute técnico em favor de Garcia.
Confira todos os resultados do evento:
CARD PRINCIPAL
Marina Rodriguez venceu Mackenzie Dern por decisão unânime (triplo 49-46)
Randy Brown venceu Jared Gooden por decisão unânime (triplo 30-27)
Matheus Nicolau venceu Tim Elliott por decisão unânime (triplo 29-28)
Mariya Agapova venceu Sabina Mazo por finalização aos 53s do R3
Chris Gutierrez venceu Felipe Cabocão por decisão dividida (28-29, 30-27 e 30-27)
CARD PRELIMINAR
Alexandr Romanov venceu Jared Vanderaa por nocaute técnico aos 4m43s do R2
Damon Jackson venceu Charles Rosa por decisão unânime (29-28, 29-27 e 30-27)
Lupita Godinez venceu Silvana Juarez por finalização aos 4m14s do R1
Steve Garcia venceu Charlie Ontiveros por nocaute técnico a 1m51s do R2
Veja também