Com uma atuação cerebral e estratégica, a americana Rose Namajunas manteve o cinturão peso-palha no co-evento principal do UFC 268 ao derrotar a chinesa Weili Zhang na revanche por decisão dividida dos juízes (48-47, 47-48 e 49-46).
A luta começou com ambas as atletas medindo a distância com chutes, e Namajunas tomou a iniciativa do combate tentando encurralas Zhang na grade. A chinesa evitou a pressão e derrubou a americana, ficando por cima no chão. Namajunas levantou-se após algum tempo e as duas voltaram a trocar golpes em pé sem muita contundência até o intervalo.
O segundo round começou no mesmo ritmo do anterior, com as duas trocando golpes em pé, mas a cerca de um minuto do intervalo, Weili Zhang acertou um duro na americana, que sentiu e foi derrubada. A chinesa tentou aplicar o "ground and pound", mas Namajunas a afastava com as pernas e dava chutes de baixo para cima até conseguir se levantar e derrubar a chinesa. Por cima no chão, a campeã tentou castigar a desafiante, mas não houve tempo.
Rose Namajunas voltou com mais precisão nos golpes para o terceiro round. Nenhuma das duas lutadoras se arriscava na luta, mas a campeã tomava a iniciativa dos ataques com mais frequência. Em uma das entradas para golpear, a americana derrubou a chinesa, que se levantou quase instantaneamente. Aparentemente abalada pelo golpe, Zhang partiu para o ataque e conseguiu a derrubada no fim do round, executando a montada e iniciando um "ground and pound" nos segundos finais do round.
As duas lutadoras voltaram mais agressivas para o quarto round, conectando golpes no centro do octógono. Zhang usou a velocidade para se aproximar e dominar as costas da americana, firmando a posição no chão e tentando aplicar um mata-leão. A campeã se defendeu e tirou a chinesa das suas costas, passando a ficar por cima no chão, na guarda da rival. As duas se mantiveram nessa posição até o fim do round.
Weili Zhang voltou agressiva para o quinto round, buscando conectar cruzados e diretos em Namajunas. A campeã, por sua vez, aplicou uma bela queda no centro do octógono, mantendo a chinesa com as costas no chão. Zhang usava toda a sua força para se livrar da americana, que insistia na posição, ganhando tempo e mantendo o domínio na reta final da luta. Apesar de todos os esforços da desafiante, Namajunas se manteve no controle da luta até o fim.
Gaethje vence Chandler em batalha clássica
Um clássico instantâneo. Assim pode ser definida a luta entre Justin Gaethje e Michael Chandler na abertura do card principal do UFC 268. Com os dois lutadores disputando cada round como se fosse o último, a luta se tornou espetacular e foi vencida por Gaethje por decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28 e 30-27).
A luta começou com Chandler acertando um golpe de esquerda certeiro na cabeça de Gaethje, que absorveu. Os dois foram para a trocação franca, conectando socos e chutes duros e levantando a torcida. Chandler conectou dois bons golpes e uma joelhada voadora que fizeram Gaethje recuar. Com uma capacidade incrível de aguentar golpes, Justin Gaethje se manteve na luta, e devolveu alguns golpes, aproveitando a diminuição de ritmo de Chandler.
A luta se manteve intensa no segundo round. Tanto Gaethje quanto Chandler buscavam a trocação e não abriam mão de tentar o nocaute durante todo o tempo. Aproveitando uma distração de Chandler, Gaethje acertou um uppercut de direita que derrubou o rival. Chandler se manteve vivo na luta, resistindo à tentativa de estrangulamento de Gaethje. De volta à luta em pé, Chandler aparentava cansaço, explodindo na tentativa de aplicar golpes definitivos. Em uma destas tentativas, ele acertou o dedo no olho de Gaethje, que reclamou e, quando virou-se de costas, recebeu um golpe de Chandler. Gaethje reclamou, mas o árbitro não deduziu ponto do rival.
Desgastados, os dois lutadores voltaram para o terceiro round ainda buscando a luta franca. Gaethje castigava o rival, mas Chandler conseguiu uma queda sensacional, que Gaethje defendeu fazendo um rolamento e imediatamente dominando as costas de Chandler. A lita voltou a ser disputada no centro do octógono, e ambos trocaram golpes duríssimos, mais uma vez levantando o público. Chandler chamava o público e provocava Gaethje, que mantinha a guarda fechada, golpeando apenas quando tinha a distância certa.
Confira todos os resultados do evento:
CARD PRINCIPAL
Kamaru Usman venceu Colby Covington por decisão unânime (48-47, 48-47 e 49-46)
Rose Namajunas venceu Weili Zhang por decisão dividida (48-47, 47-48 e 49-46)
Marlon Vera venceu Frankie Edgar por nocaute técnico aos 3m50s do R3
Shane Burgos venceu Billy Quarantillo por decisão unânime (triplo 29-28)
Justin Gaethje venceu Michael Chandler por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
CARD PRELIMINAR
Alex Poatan venceu Andreas Michailidis por nocaute técnico aos 18s do R2
Bobby Green venceu Al Iaquinta por nocaute técnico aos 2m25s do R1
Chris Curtis venceu Phil Hawes por nocaute técnico aos 4m27s do R1
Nassourdine Imavov venceu Edmen Shahbazyan por nocaute técnico aos 4m42s do R2
Ian Garry venceu Jordan Williams por nocaute aos 4m59s do R1
Chris Barnett venceu Gian Villante por nocaute técnico aos 2m23s do R2
Dustin Jacoby venceu John Allan decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Melsik Baghdasaryan venceu Bruno Souza por decisão unânime (triplo 29-28)
Ode Osbourne venceu CJ Vergara por decisão unânime (triplo 29-28)
Veja também