Ciryl Gane é o novo campeão interino do peso-pesado. O francês conquistou o cinturão da categoria ao vencer Derrick Lewis por nocaute técnico aos 4m11s do terceiro round, na luta principal do UFC 265, sábado, em Houston (EUA). A vitória credencia "Bon Gamin" à disputa do título contra o camaronês Francis Ngannou, dono do título linear da categoria.
Gane dominou Derrick Lewis - que era apoiado pela torcida em sua cidade - durante todo o combate. Com uma desenvoltura pouco vista no peso-pesado, o francês utilizou sua técnica apurada para golpear o adversário na trocação e cansá-lo até decidir o momento de liquidar a fatura.
No Ultimate desde agosto de 2019, Ciryl Gane anotou a 10ª vitória de sua invicta e recente carreira no MMA. Ele estreou nas artes marciais mistas há apenas três anos e já alcançou o topo da categoria.
A luta
Em sua primeira investida na luta, Derrick Lewis se desequilibrou e caiu ao soltar um chute alto. E se levantou sem ser atingido. Ciryl Gane dominou o centro do octógono, administrando a distância, soltando pisões na perna do anfitrião. Quando Lewis esboçou arremessar uma "patada" com o punho direito, o adversário mostrou o quanto estava preocupado e não hesitou ao correr. Lewis avançou, aplicou um cruzado, e Gane escapou, esboçando um sorriso de quem escapou. Nos segundos finais, Gane, que atuou de maneira burocrática, sem correr riscos, ampliou a vantagem ao acertar um direto. O americano acusou um dedo no olho, mas o árbitro não paralisou o embate.
No segundo round, Lewis, apesar da estatura e do peso, arriscou um chute voador em Ciryl Gane. O francês trocava a base constantemente e se movimentava para não se tornar alvo fixo, facilitando a missão do americano. Apoiado pela torcida, Lewis fazia o público se empolgar ao encurtar a distância para acertar o francês. Na metade desta parcial, Gane, bem mais técnico, imprensou Lewis contra a grade, despejou joelhadas na coxa e pontuou. Round para lá de morno em Houston.
Superior técnica e fisicamente, Ciryl Gane também tinha a velocidade a seu favor. Lewis aguardava o momento certo de emplacar um golpe fulminante, capaz de nocautear o francês. "Bon Gamin" minava a perna do anfitrião com chutes baixos, o que prejudicava a sua já pouca movimentação. Quando apertou o ritmo, Gane castigou Lewis contra a grade. O peso-pesado se encolheu, procurou achar um golpe de sorte, mas estava exausto. Nem mesmo o fato de cair seu protetor bucal o salvou. O árbitro ordenou que ele recolocasse, e Gane recomeçou o castigo, magoando o anfitrião no chão até a interrupção do árbitro.
UFC 265
7 de agosto de 2021, em Houston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Ciryl Gane venceu Derrick Lewis por nocaute técnico aos 4m11s do R3
José Aldo venceu Pedro Munhoz por decisão unânime (triplo 30-27)
Vicente Luque venceu Michael Chiesa por finalização aos 3m25s do R1
Tecia Torres venceu Angela Hill por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Song Yadong venceu Casey Kenney por decisão dividida (29-28, 28-29 e 30-27)
CARD PRELIMINAR
Rafael Fiziev venceu Bobby Green por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
Vince Morales venceu Drako Rodriguez por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
Alonzo Menifield venceu Ed Herman por decisão unânime (triplo 30-27)
Jessica Penne venceu Karolina Kowalkiewicz por finalização aos 4m32s do R1
Manel Kape venceu Ode Osbourne por nocaute aos 4m44s do R1
Miles Johns venceu Anderson Berinja por nocaute a 1m16s do R3
Melissa Gatto venceu Victoria Leonardo por nocaute técnico (interrupção médica) aos 5m do R2
Johnny Muñoz venceu Jamey Simmons por finalização aos 2m35s do R2
Veja também