TIMES

Por Combate.com — Rio de Janeiro


O chef e lutador de jiu-jítsu, Thiago Castanho, é o convidado especial do novo episódio do Papo Cruzado que vai ao ar nesta segunda (23) às 19h (horário de Brasília) no Canal Combate. Os apresentadores Fabrício Werdum e Kéfera Buchmann bateram um papo com Thiago sobre a ligação entre a cozinha e o mundo das lutas. Além do canal especializado, o sportv também reprisa o programa sempre às sextas-feiras.

Thiago Castanho é o convidado do episódio desta semana do Papo Cruzado — Foto: Reprodução/Combate

Durante o episódio, Thiago abordou a experiência de cozinhar para lutadores profissionais e como fez um sanduíche para driblar as exigências do ex-campeão do peso-leve do UFC, Charles do Bronx. Ele ainda explicou que, geralmente, a intolerância em relação a certos alimentos é em função da dieta rigorosa dos atletas.

- O Charles foi engraçado. O Charles passou uma lista de restrição: “Não como isso, não como isso, não como isso”. Acabei colocando uma coisa que não estava na lista, aí ele olhou assim: “Eu não gosto disso”. Aí tive que tirar na hora, mas ele comeu e gostou - contou Thiago.

Faixa marrom no jiu-jítsu, Thiago desenvolveu sua paixão pela cozinha desde cedo. Logo aos 12 anos, o jovem menino nascido no Pará começou a ajudar o pai no restaurante da família e hoje é considerado um dos chefs mais renomados do Brasil. Formado em gastronomia, ficou conhecido por usar como base a culinária amazônica e revelou um gosto particular pelo açaí, fruta típica da região.

Introduzido ao jiu-jítsu apenas aos 22 anos de idade, o caminho de Thiago não é inusitado, já que muitos outros chefs desenvolveram um gosto pelas artes marciais. E essa relação foi abordada pelo paraense, que explicou como a experiência das lutas ajudam nos momentos de pressão enfrentados na cozinha.

- A luta deixa a pessoa mais tranquila. No nosso caso, a cozinha é uma coisa estressante. A luta também é estressante, mas ela te deixa mais calmo, te dá humildade. Eu acho que o jiu-jítsu trouxe primeiro o lance de: “Tem que ter calma”. Independente de onde você esteja, respira que aquele momento difícil vai passar. Na cozinha é a mesma coisa - explicou.

Questionado pelos apresentadores, Thiago abriu o jogo e revelou que seus lutadores favoritos são Demian Maia, Mica Galvão e Buchecha. Já quando o assunto é cozinha, não ficou em cima do muro e destacou seu próprio pai e Rodrigo Oliveira, a quem inclusive desafiou para uma luta durante o programa.

Mundo da Luta comenta performance de Charles do Bronx no UFC 309

Mundo da Luta comenta performance de Charles do Bronx no UFC 309

banner combate — Foto: Combate

Veja também

Mais do ge