TIMES

Por Combate.com — Boston, EUA


À exceção da luta de Amanda Lemos, o Brasil somou três vitórias e uma derrota no UFC 292, neste sábado, em Boston (EUA). Karine Silva abriu o card com vitória por finalização, enquanto Natália Silva venceu por decisão unânime na sequência, e Gregory Robocop nocauteou de forma rápida seu adversário. Depois da trinca em lutas no card preliminar, Pedro Munhoz abriu o card principal, mas acabou derrotado. Confira abaixo os detalhes de cada um desses duelos.

Marlon Vera vence Munhoz nos pontos

Num confronto tenso e equilibrado, Marlon Vera levou a melhor contra o brasileiro Pedro Munhoz na luta que abriu o card principal do UFC 292 neste sábado, em duelo válido pelo peso-galo (até 61,7kg). O equatoriano venceu na decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28) e se recuperou a derrota anotada na luta anterior, quando perdeu para Cory Sandhagen, em março. Vera é o atual número 6 do ranking dos galos.

Marlon Vera usou maior envergadura para manter Pedro Munhoz longe e usar jabs poderosos — Foto: Cooper Neill/Zuffa LLC via Getty Images

No primeiro round, Pedro Munhoz se impôs com mais volume de golpes e trabalhou bem usando os chutes baixos. Os dois não deixavam golpes do rival sem resposta. Vera, do meio para o fim da parcial, começou a achar melhor a distância na trocação. No segundo round, o equatoriano voltou mais agressivo e passou a encontrar o rosto de Munhoz com seus jabs. E, no último round, Marlon Vera se impôs de vez e usou a longa distância com maestria para não levar perigo, enquanto golpeava o brasileiro no rosto. Munhoz também já não tinha mais o mesmo volume e intensidade.

Gregory Robocop atropela Denis Tiuliulin

Gregory Robocop voltou em grande estilo à coluna das vitórias. Após derrota em janeiro na última apresentação, o lutador manauara de 31 anos voltou ao octógono neste sábado no UFC 292 e nocauteou o russo Denis Tiuliulin com apenas 1min43s de luta, em confronto válido pelo peso-médio (até 84,4kg).

Gregory Robocop nocauteou Denis Tiuliulin no primeiro round no UFC 292 — Foto: Cooper Neill/Zuffa LLC via Getty Images

Após sete lutas no UFC, Robocop soma cinco vitórias e duas derrotas. Nas duas primeiras lutas na organização, venceu Dusko Todorovic e Jun Yong Park, mas perdeu para Armen Petrosyan numa decisão dividida na sequência. Depois, o brasileiro emendou triunfos contra Julian Marquez e Chidi Njokuani. Até que na luta anterior a esta noite foi nocauteado por Brunno Hulk no Rio de Janeiro.

Na apresentação desta noite, com menos de um minuto de luta, Robocop cinturou Tiuliulin e botou o russo para baixo com uma cravada no solo. Com 30 segundos no chão, Robocop chegou à montada. No desespero, o russo se virou e de as costas. Foi então que o brasileiro, montado nas costas, aplicou duas cotoveladas em cheio na cabeça do adversário que obrigou o árbitro a interromper a luta. Tiuliulin já havia sido nocauteado na primeira cotovelada.

Natália Silva emenda quarta vitória no UFC

Natália Silva já deve aparecer no ranking peso-mosca (até 57,2kg) na próxima atualização após o UFC 292 deste sábado. A lutadora mineira de 26 anos dominou Andrea Lee por três rounds e fez a americana, número 13 do ranking, sucumbir na decisão unânime (triplo 30-27).

Natalia, da mesma equipe de Paulo Borrachinha, em Contagem-MG, soma agora quatro vitórias em quatro lutas no UFC. Seu cartel tem 16 vitórias, cinco derrotas e um empate. Antes, Natália já tinha vencido Jasmine Jasudavicius na decisão e nocauteado Tereza Bledá e Victoria Leonardo no Ultimate.

Natália Silva foi superior a Andrea Lee durante todos os três rounds para vencer na decisão unânime — Foto: Cooper Neill/Zuffa LLC via Getty Images

No primeiro round, Natália fez o nariz de Lee sangrar ao conectar um golpe reto limpo em cheio com dois minutos de luta. Usando muito as fintas e com movimentação intensa, a brasileira mostrou mais uma vez um jogo efetivo de taekwondo. No segundo round, a americana continuou sem conseguir encontrar muito a brasileira no cage. Andrea Lee até chegou a conectar um bom chute frontal, mas Natália era mais eficiente com chutes altos e quando entrava na curta distância. Na última parcial, Natália começou conectando um bom chute alto na cabeça, além de manter Andrea Lee longe com uma movimentação quase perfeita. A brasileira ainda disparou um chute frontal na linha de cintura que fez Lee cair sentada, deixando clara a frustração da adversária.

Karine Silva finaliza Moroz em revanche

A revanche entre Karine Silva e Maryna Moroz terminou de forma épica para a brasileira na luta que abriu o UFC 292 neste sábado, em confronto no peso-mosca (até 57,2kg). A lutadora de 29 anos, nascida no Mato Grosso do Sul, devolveu uma derrota que havia sofrido para a ucraniana em 2014 ao finalizar Moroz aos 4min59s do primeiro round, após encaixar uma guilhotina que obrigou a rival a desistir.

Karine é agora a primeira mulher no UFC a vencer as três primeiras lutas na organização com triunfos apenas no primeiro round. Antes do duelo deste sábado, ela tinha finalizado Poliana Botelho e Ketlen Souza. Seu cartel tem agora 17 vitórias e quatro derrotas.

Karine Silva finalizou Maryna Moroz ainda no primeiro round com uma guilhotina — Foto: Paul Rutherford/Getty Images

Karine foi superior durante todo o primeiro round. Após um início estudado, mas onde a brasileira tinha golpes mais significativos, Karine aplicou um knockdown ao encaixar a mão esquerda num golpe limpo. Moroz caiu sentada e quando se levantou foi direto para a grade, buscando frear o ímpeto de Karine. A brasileira conseguiu fazer o giro colocou mais golpes para cima da ucraniana. Na sequência, restando um minuto para o fim do round, botou Moroz para baixo e nos últimos segundos encaixou a guilhotina para vencer.

Confira os resultados completos do UFC 292:

CARD PRINCIPAL:
Sean O´Malley venceu Aljamain Sterling por nocaute técnico aos 51s do R2
Weili Zhang venceu Amanda Lemos por decisão unânime (50-43, 50-44 e 49-45)
Ian Machado Garry venceu Neil Magny por decisão unânime (30-26, 30-26 e 30-24)
Mario Bautista venceu Da'Mon Blackshear por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Marlon Vera venceu Pedro Munhoz por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
CARD PRELIMINAR:
Brad Tavares venceu Chris Weidman por decisão unânime (triplo 30-27)
Gregory Robocop venceu Denis Tiuliulin por nocaute com 1min43s do R1
Kurt Holobaugh venceu Austin Hubbard por finalização aos 2min39s do R2
Brad Katona venceu Cody Gibson por decisão dividida (29-28, 29-28 e 30-27)
Andre Petroski venceu Gerald Meerschaert por decisão dividida (28-29, 29-28 e 29-28)
Natália Silva venceu Andrea Lee por decisão unânime (triplo 30-27)
Karine Silva venceu Maryna Moroz por finalização aos 4min59s do R1

Assine o Combate e veja o melhor do mundo das lutas

Veja também

Mais do ge