Em sua estreia no meio-pesado (até 93,4kg), o ex-campeão dos médios (até 84kg) Alex Poatan bateu de cara um ex-campeão da categoria. O brasileiro venceu Jan Blachowicz por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28) numa luta parelha em Salt Lake City, neste sábado, na co-luta principal do UFC 291.
Poatan voltou ao octógono depois de perder o cinturão dos médios para Israel Adesanya, em abril. Agora, com um cartel de oito vitórias e duas derrotas, o lutador paulista espera estar na luta pelo cinturão na sequência. O campeão Jamahal Hill abriu mão recentemente do título após lesão.
- Foi uma luta muito dura, é um cara que sabia que ia me botar para o chão, mas acho que surpreendi ele aqui. Mostrei um pouco do meu nível (no solo), mas calma pessoal, vou mostrar pra vocês tudo que eu sei (...). Tenho um foco, o foco é o cinturão. Assim como fiz no peso-médio e passei por todas as etapas que colocaram na minha frente, agora é a primeira etapa, mas já tinha algo conversado e acho que mereço disputar o cinturão. Não sei quem eles vão colocar, mas vou disputar o cinturão (...). O foco é disputar o cinturão, ser campeão, e depois tenho contas a acertar - disse o lutador ainda no octógono, deixando no ar uma possível nova luta com Adesanya nos médios.
A luta
O primeiro round foi um passeio completo de Jan Blachowicz. Com menos de dez segundos, o polonês mergulhou na perna direita do brasileiro e a luta foi para a grade. Poatan, ainda de pé, tentou laçar o pescoço para aplicar uma guilhotina, mas não tinha a pegada para ajustar e finalizar. Passado pouco mais de 1min30s, Blachowicz conseguiu derrubar Poatan e depois já foi para as costas. Ali, ficou todo o resto do round, sempre buscando o mata-leão. No sufoco, Poatan resistiu até soar o gongo.
No segundo round, a luta ficou em cima até o segundo minuto, quando Blachowicz tentou de novo o caminho do sucesso do round anterior. O polonês aplicou a queda, caiu por cima e ficou no amasso. Poatan ficou dessa vez apenas um minuto por baixo, conseguiu se levantar e buscou a reação. Restando 1min30 para o fim da parcial, o ex-campeão dos médios foi para cima, colocou duras mãos em Blachowicz e fez o polonês arrefecer.
No round decisivo, Poatan passou a disparar golpes no corpo diante de um adversário mais cansado. No meio da parcial, Blachowicz tentou sem sucesso a queda, enquanto o brasileiro minava sua panturrilha direita. Com o jab, Poatan também tocava mais o rosto de Blachowicz e golpeava a linha de cintura. Faltando 40 segundos para o fim da luta, Blachowicz botou para baixo, mas Poatan mesmo por baixo foi mais agressivo.
Justin Gaethje nocauteia Poirier com chute
O cinturão BMF, do “cara mais durão”, criado pelo UFC para eventuais lutas tem agora um novo dono. Das mãos do agora “ex-campeão” Jorge Masvidal, Justin Gaethje recebeu o cinturão após nocautear Dustin Poirier na luta principal do UFC 291, em Salt Lake City, neste sábado.
O combate entre os números 2 e 3 do ranking dos leves (até 70,8kg) pode ter definido o próximo adversário do vencedor da luta entre o campeão Islam Makhachev e o ex-campeão Charles do Bronx, que lutam no UFC 294, em outubro, em Abu Dhabi. Após a vitória, Gaethje já avisou que espera por isso.
A luta estava prevista para até cinco rounds num total de 25 minutos, mas durou apenas seis. Nos primeiros cinco minutos, Dustin Poirier mostrava mais velocidade e já abriu um corte no supercílio direito de Gaethje. Na volta para o round seguinte, logo Gaethje achou o golpe fatal. Ele jogou um golpe reto com a mão da frente, atrapalhou o adversário e disparou um chute alto em cheio na cabeça de Poirier. Gaethje ainda jogou mais um golpe no rosto do adversário, que já não apresentava defesa e obrigou o árbitro Herb Dean a interromper.
Alexandre Pantoja revela ter negado luta para defender cinturão e mira volta em dezembro
Confira os resultados completos do UFC 291:
CARD PRINCIPAL
Justin Gaethje venceu Dustin Poirier por nocaute a 1min00s do R2
Alex Poatan venceu Jan Blachowicz por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Derrick Lewis venceu Marcos Pezão por nocaute técnico aos 33s do R1
Bobby Green venceu Tony Ferguson por finalização aos 4min54s do R3
Kevin Holland venceu Michael Chiesa por finalização aos 2min39s do R1
CARD PRELIMINAR:
Gabriel Marretinha venceu Trevin Giles por finalização a 1min13s do R1
CJ Vergara venceu Vinicius Salvador por decisão unânime (triplo 29-28)
Roman Kopylov venceu Claudio Ribeiro por nocaute aos 33s do R2
Jake Matthews venceu Darrius Flowers por finalização aos 2min37s do R2
Uros Medic venceu Matthew Semelsberger por nocaute técnico aos 2min36s do R3
Miranda Maverick venceu Priscila Cachoeira por finalização aos 2min11s do R3
Veja também