TIMES

Por Combate.com — Salt Lake City, EUA


Em sua estreia no meio-pesado (até 93,4kg), o ex-campeão dos médios (até 84kg) Alex Poatan bateu de cara um ex-campeão da categoria. O brasileiro venceu Jan Blachowicz por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28) numa luta parelha em Salt Lake City, neste sábado, na co-luta principal do UFC 291.

Alex Poatan venceu Jan Blachowicz por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28) — Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images

Poatan voltou ao octógono depois de perder o cinturão dos médios para Israel Adesanya, em abril. Agora, com um cartel de oito vitórias e duas derrotas, o lutador paulista espera estar na luta pelo cinturão na sequência. O campeão Jamahal Hill abriu mão recentemente do título após lesão.

- Foi uma luta muito dura, é um cara que sabia que ia me botar para o chão, mas acho que surpreendi ele aqui. Mostrei um pouco do meu nível (no solo), mas calma pessoal, vou mostrar pra vocês tudo que eu sei (...). Tenho um foco, o foco é o cinturão. Assim como fiz no peso-médio e passei por todas as etapas que colocaram na minha frente, agora é a primeira etapa, mas já tinha algo conversado e acho que mereço disputar o cinturão. Não sei quem eles vão colocar, mas vou disputar o cinturão (...). O foco é disputar o cinturão, ser campeão, e depois tenho contas a acertar - disse o lutador ainda no octógono, deixando no ar uma possível nova luta com Adesanya nos médios.

A luta

O primeiro round foi um passeio completo de Jan Blachowicz. Com menos de dez segundos, o polonês mergulhou na perna direita do brasileiro e a luta foi para a grade. Poatan, ainda de pé, tentou laçar o pescoço para aplicar uma guilhotina, mas não tinha a pegada para ajustar e finalizar. Passado pouco mais de 1min30s, Blachowicz conseguiu derrubar Poatan e depois já foi para as costas. Ali, ficou todo o resto do round, sempre buscando o mata-leão. No sufoco, Poatan resistiu até soar o gongo.

Poatan sofreu com Blachowicz em suas costas no primeiro round — Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images

No segundo round, a luta ficou em cima até o segundo minuto, quando Blachowicz tentou de novo o caminho do sucesso do round anterior. O polonês aplicou a queda, caiu por cima e ficou no amasso. Poatan ficou dessa vez apenas um minuto por baixo, conseguiu se levantar e buscou a reação. Restando 1min30 para o fim da parcial, o ex-campeão dos médios foi para cima, colocou duras mãos em Blachowicz e fez o polonês arrefecer.

Alex Poatan melhorou na segunda metade da luta e venceu na decisão dividida — Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images

No round decisivo, Poatan passou a disparar golpes no corpo diante de um adversário mais cansado. No meio da parcial, Blachowicz tentou sem sucesso a queda, enquanto o brasileiro minava sua panturrilha direita. Com o jab, Poatan também tocava mais o rosto de Blachowicz e golpeava a linha de cintura. Faltando 40 segundos para o fim da luta, Blachowicz botou para baixo, mas Poatan mesmo por baixo foi mais agressivo.

Justin Gaethje nocauteia Poirier com chute

O cinturão BMF, do “cara mais durão”, criado pelo UFC para eventuais lutas tem agora um novo dono. Das mãos do agora “ex-campeão” Jorge Masvidal, Justin Gaethje recebeu o cinturão após nocautear Dustin Poirier na luta principal do UFC 291, em Salt Lake City, neste sábado.

Justin Gaethje levou o cinturão BMF para casa como "o cara mais durão" — Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images

O combate entre os números 2 e 3 do ranking dos leves (até 70,8kg) pode ter definido o próximo adversário do vencedor da luta entre o campeão Islam Makhachev e o ex-campeão Charles do Bronx, que lutam no UFC 294, em outubro, em Abu Dhabi. Após a vitória, Gaethje já avisou que espera por isso.

Justin Gaethje venceu Dustin Poirier por nocaute com um chute alto — Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images

A luta estava prevista para até cinco rounds num total de 25 minutos, mas durou apenas seis. Nos primeiros cinco minutos, Dustin Poirier mostrava mais velocidade e já abriu um corte no supercílio direito de Gaethje. Na volta para o round seguinte, logo Gaethje achou o golpe fatal. Ele jogou um golpe reto com a mão da frente, atrapalhou o adversário e disparou um chute alto em cheio na cabeça de Poirier. Gaethje ainda jogou mais um golpe no rosto do adversário, que já não apresentava defesa e obrigou o árbitro Herb Dean a interromper.

Alexandre Pantoja revela ter negado luta para defender cinturão e mira volta em dezembro

Alexandre Pantoja revela ter negado luta para defender cinturão e mira volta em dezembro

Confira os resultados completos do UFC 291:

Veja também

Mais do ge