O UFC 283 neste sábado marca o retorno da organização ao Rio de Janeiro depois de três anos e oito meses desde a última aparição com o UFC 237. Ao menos a espera foi agraciada com uma boa noite para alguns brasileiros no card preliminar. No peso-pesado, Jailton Malhadinho superou Shamil Abdurakhimov com um nocaute técnico em mais uma exibição segura. Pouco antes, Ismael Marreta aplicou um nocaute brutal numa joelhada voadora em Terrance McKinney. O americano ficou desacordado no chão. E na segunda luta da noite, Josiane Nunes bateu Zarah Fairn numa verdadeira guerra de trocação.
No confronto peso-pesado (até 120kg), Shamil acertou um soco em Malhadinho logo no início da luta. O brasileiro então começou a aplicar quedas arremessando o russo no chão e para desgastar o adversário, e terminou o round com amplo controle no chão. No segundo round, o lutador baiano seguiu dominante no chão, mas aplicando socos e cotoveladas. Pouco depois da metade do round, Malhadinho passou a golpear a cabeça de Shamil e venceu por nocaute técnico aos 2min56s.
Na luta anterior, no peso-leve (até 70kg), Ismael Marreta nocauteou brutalmente Terrance McKinney com uma joelhada na lateral da cabeça, junto ao córner. O americano vinha sofrendo com o brasileiro e no segundo round Marreta acertou a mão direita no queixo que o fez perder o protetor. McKinney entrou em modo de sobrevivência e Marreta acertou uma joelhada voadora aos 2min17s da parcial, e que fez o adversário apagar e seguir no chão por um bom tempo.
- Feliz de ter estreado com o pé direito e um nocaute desses. A estratégia era levar ele para o chão, mas vi que deu para trocar no boxe. Assisti todas as lutas do McKinney e vi que no Contender ele foi nocauteado com joelhada voadora. A mão tem muita potência, mas quando ele erra abaixa muito a cabeça, não consegue bater e voltar. Estive atento a isso e ele abaixou na hora para eu entrar com a joelhada voadora.
Em outro duelo com vitória brasileira, Josiane Nunes e Zarah Fairn fizeram uma luta de trocação franca do inicio ao fim pelo peso-pena (até 66kg). A brasileira aguentou o primeiro round forte da francesa e conseguiu recuperar nos outros dois. A qualquer momento poderia sair o nocaute, mas o duelo foi para a decisão dos juízes, que de forma unânime deram a vitória a brasileira com um triplo 29-28.
- Foi muito difícil achar distância dela por causa da envergadura. Quando comecei a achar, controlei o jogo. Poderia ser melhor, mas foi guerra o tempo todo. Caí atirando! Quero voltar para os galos, mas se aparecer oportunidade vou seguir na categoria. Treino com mulher e homem na academia. Meu coach é alto e ajudou muito na distância. Quero enfrentar uma top10 do peso-galo. Tenho que amadurecer um pouco mais, mas já pensei em enfrentar a Amanda Nunes.
Confira os resultados completos do UFC 283:
CARD PRINCIPAL:
Jamahal Hill venceu Glover Teixeira por decisão unânime (triplo 50-44)
Brandon Moreno venceu Deiveson Figueiredo por nocaute técnico aos 5min do R3
Gilbert Durinho venceu Neil Magny por finalização aos 4min15s do R1
Jéssica Bate-Estaca venceu Lauren Murphy por decisão unânime (30-25, 30-25 e 30-26)
Johnny Walker venceu Paul Craig por nocaute técnico aos 2min16s do R1
CARD PRELIMINAR:
Ihor Potieria venceu Mauricio Shogun por nocaute técnico aos 4min05s do R1
Brunno Hulk venceu Gregory Robocop por nocaute aos 4min09s do R1
Thiago Moisés venceu Melquizael Costa por finalização aos 4m05s do R2
Gabriel Marretinha venceu Mounir Lazzez por finalização aos 49s do R1
Jailton Almeida venceu Shamil Abdurakhimov por nocaute técnico aos 2min56s do R2
Cody Stamann venceu Luan Lacerda por decisão unânime (triplo 29-28)
Ismael Marreta venceu Terrance McKinney por nocaute aos 2min17s do R2
Nicolas Dalby venceu Warlley Alves por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Josiane Nunes venceu Zarah Fairn por decisão unânime (triplo 29-28)
Daniel Marcos venceu Saimon Oliveira por nocaute técnico aos 2min18s do R2
Veja também