TIMES

Por Beatriz Carvalho — Fortaleza, CE


Erick Pulga se emociona ao falar do Ceará e da família

Erick Pulga se emociona ao falar do Ceará e da família

É o primeiro acesso do Ceará que Erick Pulga tem a oportunidade de comemorar dentro do campo. O jogador festejou outras conquistas do Alvinegro do lado de fora, das arquibancadas, e hoje se vê fazendo parte da história. Mais que isso, sendo parte peça nesta trajetória até o retorno para Série A. O atacante encerra a Série B como artilheiro da competição, com 13 gols com a camisa alvinegra.

- A última entrevista que eu dei, falei que ia sair daqui com o acesso. O mérito é de todo o grupo. Não é só porque eu faço gol e sou o artilheiro da competição, eles são merecedores. De dez jogos, a gente tinha que ganhar nove. Ganhamos oito. E conseguimos o acesso maravilhoso. Estou muito feliz e orgulhoso - comenta Pulga.

Ao fim da mesma Série B no ano passado, a sensação de Pulga era completamente diferente. O jogador tinha chegado em 2023 após uma boa passagem pelo Ferroviário, recheada de gols, e tinha o nome de promessa. Pelo Tubarão, foram 22 jogos, nove gols e três assistências.

Ganhou poucas oportunidades para se desenvolver, sendo escolhido em momentos críticos do time e só veio ter sequência na reta final, quando o Alvinegro já não tinha chances de subir.

Não era falta de competência. Faltava uma liderança que apontasse o caminho e que não abalasse a confiança do jogador. Escrevendo um novo capítulo com o Alvinegro, Erick Pulga iniciou o 2024 como principal arma ofensiva do time. O ritmo e o sucesso do ataque eram ditados por ele. Terminou o Campeonato Cearense como artilheiro do time, com cinco gols.

Erick Pulga, Ceará, Avaí — Foto: LC Moreira

Conforme o Ceará foi encontrando equilíbrio entre os setores na Série B, o ataque evoluiu com Aylon e Saulo, o meio ficou mais participativo, mas Pulga seguiu sendo destaque e balançando as redes.

Na reta final, quando o Alvinegro foi ganhando força na briga pelo quarto lugar, Pulga balançou as redes contra Paysandu, Avaí e Botafogo-SP. Chamou a responsabilidade e brigou pela artilharia da competição até o fim.

Erick Pulga, Ceará — Foto: Kid Júnior/SVM

O jogador chega ao fim da temporada com 51 jogos com a camisa que costumava vestir como torcedor. Com ela, anotou 22 gols. Foi o artilheiro do Cearense e da Série B 2024. Mas mais que as conquistas individuais, com certeza o feito mais celebrado pelo menino que um dia sonhou em escrever o nome na história do Ceará é o acesso à elite. Ele veio e passou pelos pés de Erick Pulga.

Números de Pulga em 2024

  • 51 jogos na temporada
  • 22 gols na temporada
  • 35 jogos na Série B (todos como titular)
  • 13 gols na Série B (sendo 11 da área)
  • Duas assistências na Série B

Veja também

Mais do ge