A Federação Cearense de Futebol (FCF) definiu nesta terça-feira (1°) a fórmula de disputa do Campeonato Cearense 2023. Ceará e Fortaleza disputarão a competição desde a 1ª fase. O Conselho Técnico da competição contou com a presença da cúpula gestora da entidade e dos representantes das equipes participantes, para a definição do modelo.
Ao todo, 10 equipes disputarão o Campeonato Cearense 2023: Atlético-CE, Barbalha, Caucaia, Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Guarani de Juazeiro, Iguatu, Maracanã e Pacajus.
O torneio tem início previsto para o dia 15 de janeiro, com a final sendo realizado no dia 9 de abril.
Veja formato do Campeonato Cearense 2023
1ª Fase: Serão formados dois grupos de cinco times cada que disputarão partidas de ida entre grupos. Ao final, as três melhores equipes estarão classificadas, sendo que os 1º colocados de cada grupo, avançam direto para a semifinal.
2ª Fase (Quartas de Final): os 2º e 3º colocados se enfrentam no mesmo grupo em partidas de ida e volta. Ao término dos confrontos, os vencedores dos duelos estarão na semifinal.
3ª Fase (Semifinal): os vencedores dos confrontos da fase anterior, se juntam aos 1º colocados e duelam em partidas de ida e volta. Os dois melhores disputam a final.
4ª Fase (Final): as equipes classificadas disputam em partidas de ida e volta o título do Campeonato Cearense Série A 2023.
Os 4º e 5º colocados de cada grupo jogarão um quadrangular contra o rebaixamento.
O sorteio dos grupos acontece no sábado (5), no lançamento oficial do Campeonato Cearense. As equipes foram divididas em quatro potes, com Fortaleza e Ceará no pote 1, Ferroviário e Atlético-CE no pote 2, Caucaia, Guarani de Juazeiro, Barbalha e Pacajus no pote 3 e Iguatu e Maracanã no pote 4. A posição no sorteio é baseada no ranking de clubes da FCF.
Veja também