Centroavante é uma posição carente no futebol japonês desde sempre (tirando a época em que Kamamoto jogava e quando Kazu estava no auge), mas há indícios de que essa situação está começando a mudar. Não só porque Ayase Ueda (Feyenoord) tem média de um gol por jogo no último ano pelos Samurais Azuis e seu reserva imediato, Koki Ogawa (NEC Nijmegen), tem balançado as redes com frequência no Campeonato Holandês. Mas principalmente porque cada vez mais opções para a posição têm surgido, a ponto de ter Kyogo Furuhashi (Celtic), que já foi artilheiro e MVP do Campeonato Escocês, fora das convocações. E Yuki Ohashi, que acabou de chegar ao Blackburn, fazendo um gol atrás do outro e até disputando a artilharia da segunda divisão inglesa, sem ter (por enquanto) uma única convocação no currículo.
Entre os mais jovens, Mao Hosoya mostrou nas Olimpíadas de Paris que tem os atributos para a posição e é até surpreendente ele ainda não ter deixado o Kashiwa Reysol rumo à Europa. Agora começam a surgir as promessas da próxima geração, os candidatos para Los Angeles-2028. Na rodada deste fim de semana na J.League, brilhou pela primeira vez a estrela de Homare Tokuda, que saiu do banco aos 29 do segundo tempo e marcou um crucial gol de empate para o Kashima Antlers nos minutos finais, tirando o doce da boca do Sanfrecce Hiroshima, que além de ter encerrado a sequência de vitórias consecutivas em sete jogos, ainda perdeu a liderança para o Machida Zelvia.
Tokuda, que tem 1,86 m e 83 kg, fez um gol típico de centroavante. Recebeu passe de Yuma Suzuki na área de costas para o gol e, mesmo com a marcação de Sho Sasaki, veterano capitão do Sanfrecce e um dos principais defensores da J1, conseguiu girar e chutar rasteiro no canto, fora do alcance do goleiro selecionável Keisuke Osako. Tokuda ainda teve chance de virar o jogo, com um chute bloqueado por Shuto Nakano e outro que passou perto da trave. "Como estávamos perdendo, tudo o que eu pensava era em fazer um gol, estava sempre buscando o chute. Eu senti que a oportunidade era boa, então chutei sem hesitar", disse o atacante após o jogo na "Hero Interview" (a tradicional entrevista com o destaque da partida).
O Kashima Antlers tem uma longa história de revelar atacantes para a seleção japonesa, como Atsushi Yanagisawa, Takayuki Suzuki, Yuya Osako e o atual 9 dos Samurais Azuis, Ayase Ueda. Mas Tokuda não é o principal nome da geração Los Angeles-2028. Quem tem chamado mais atenção nessa faixa etária é Keisuke Goto (2005), revelado pelo Júbilo Iwata e que já está na Europa, atuando pelo time B do Anderlecht (Bélgica). Tem também Kento Shiogai (2005), que atuava na Universidade Keio e no Yokohama F-Marinos e acabou de ser contratado pelo holandês NEC Nijmegen. O Sanfrecce Hiroshima também tem seu candidato, Aren (Alen) Inoue, que estava no banco hoje, mas não entrou em campo.
Nascido na província de Chiba em 18/02/2007, Tokuda é torcedor do Antlers desde criança e sempre frequentou o Kashima Soccer Stadium. Fez toda a base no Kashima Antlers e ainda nem tem contrato profissional com o clube. Estudante do terceiro ano do ensino médio, ele está previsto para se juntar ao elenco do time principal em 2025 e formalmente ainda é do Antlers Sub-18, mas desde junho começou a ser relacionado para os jogos do profissional.
Seu gol entrou para a história por superar Atsuto Uchida como jogador mais jovem a fazer gol pelo Kashima Antlers. O ex-lateral, na época bancado pelo técnico Paulo Autuori, tinha 17 anos e 359 dias quando marcou pela primeira vez na carreira, em 2006. Tokuda, com 17 anos e 209 dias, torna-se também o terceiro mais jovem a fazer gol na história da J1, só atrás de Takayuki Morimoto (Tokyo Verdy) e Takefusa Kubo (Yokohama F-Marinos). Tokuda, no entanto, não ficou satisfeito, pois o empate em 2x2 significa que o Kashima fica mais longe do título da J.League.
"Tive lances para fazer mais um ou dois gols, então quero fazer melhor na próxima vez para marcar esses gols. Era um jogo que a gente precisava vencer para ficar mais perto do título, então também sou responsável por isso. Sinceramente, estou frustrado", continuou Tokuda. "Consegui esse recorde de mais jovem a fazer gol, mas acho que logo vou ser superado. A geração abaixo de mim tem atacantes bons como o Minato", completou. Minato Yoshida, um ano e meio mais jovem que Tokuda e que ainda está no primeiro ano, é o atual artilheiro da Copa Príncipe Takamado Premier League East, a liga que o Kashima Antlers Sub-18 disputa, e tem se destacado pela seleção japonesa sub-16.
Resultados da 30ª rodada da J1:
(13º) Kawasaki Frontale 3x2 Sagan Tosu (20º) (18.397)
(7º) Yokohama F-Marinos 1x2 Kyoto Sanga (15º) (10.679)
(3º) Vissel Kobe 2x1 Cerezo Osaka (11º) (13.803)
(19º) Hokkaido Consadole Sapporo 0x2 Tokyo Verdy (6º) (19.105)
(4º) Kashima Antlers 2x2 Sanfrecce Hiroshima (2º) (22.448)
(12º) Avispa Fukuoka 0x3 Machida Zelvia (1º) (9.848)
(16º) Kashiwa Reysol 0x2 Júbilo Iwata (18º) (13.005)
(8º) FC Tokyo 4x1 Nagoya Grampus (14º) (55.896)
(10º) Albirex Niigata 3x1 Shonan Bellmare (17º) (21.666)
(5º) Gamba Osaka 0x1 Urawa Reds (9º) (31.016)
Veja também