TIMES

Por Tiago Bontempo

J.League

A J.League tem novo líder e novo lanterna. Foram 14 rodadas seguidas com o Machida Zelvia no topo, mas o Sanfrecce Hiroshima, que chegou a sete vitórias consecutivas, alcançou o Machida em pontos e ultrapassou no saldo de gols. No outro lado da tabela, o Consadole Sapporo, que passou as últimas 12 rodadas na lanterna, venceu o terceiro jogo seguido e deixou a última colocação para o Sagan Tosu. Faltando nove rodadas para o fim do campeonato, a disputa se intensifica nos dois extremos da classificação.

Em uma rodada com vários jogos adiados por causa do tufão que passou pelo Japão neste fim de semana (sem falar nos vários outros que também poderiam ser adiados, mas que a liga decidiu manter para minimizar os problemas futuros com calendário e realocação desses jogos), o Sanfrecce teve a vantagem de jogar em casa contra um FC Tokyo que, além da má fase (desde 13/07 sem vencer), teve problemas logísticos para chegar em Hiroshima. A delegação saiu de Tóquio dois dias antes do jogo, mas o trem-bala parou em Shizuoka por causa da chuva e jogadores e staffs ficaram mais de sete horas dentro do trem esperando uma retomada do serviço que não aconteceu. Eles então ficaram em um hotel local, voltaram para Tóquio no dia seguinte e no dia do jogo pegaram um voo em Haneda, mas não direto para Hiroshima, e sim para a província vizinha de Yamaguchi. Ainda precisaram de três horas de ônibus para chegar até Hiroshima.

Nessa sequência positiva do Sanfrecce, tem sido quase sempre um jogador de defesa ou meio-campo que decide. Desta vez foi o volante alemão Tolgay Arslan, jogando mais adiantado e apenas na segunda vez como titular desde que foi contratado, quem mais brilhou, com nada menos que um hat-trick. O Três Flechas, aproveitando um adversário que não estava nas melhores condições, abriu 3x0 de vantagem e poderia até ter aplicado uma goleada histórica, não fosse pelo goleiro Taishi Brandon Nozawa, que tem sido o nome do FC Tokyo nesse segundo semestre. O Tokyo acordou nos minutos finais, marcou duas vezes e deu um baito susto nos violetas, mas no fim a torcida local comemorou o retorno à liderança que o time não ocupava desde a terceira rodada. Este mês será decisivo para as pretensões de título do Sanfrecce, que na próxima rodada enfrenta o Kashima Antlers em Ibaraki e, duas semanas depois, recebe o Machida Zelvia no E-Peace.

O Machida Zelvia, apesar de ter perdido a liderança, não teve uma rodada tão ruim assim. O time mandou o jogo contra o Urawa Reds no Kokuritsu e recebeu o maior público de sua história: 48.887, superando as outras duas vezes em que foi mandante no Estádio Nacional de Tóquio este ano (46.401 contra o Yokohama F-Marinos em julho e 39.080 contra o Vissel Kobe em abril). A atuação da equipe de Go Kuroda não foi ruim e eles ainda salvaram um ponto no último minuto. Um jogo que esteve prestes a terminar 3x1 para o Urawa acabou 2x2. Explica-se:

Erik: gol brasileiro aos 90+8' salvou um ponto para o Machida Zelvia — Foto: Hochi

Jogo nos acréscimos, Urawa vencendo por 2x1, Machida pressionando em busca do empate. O Reds aproveita um contra-ataque e Yusuke Matsuo faz o gol que decidiria o duelo. Mas o lance acaba anulado pelo VAR porque Rio Nitta, atacante do Urawa, puxou por trás Hokuto Shimoda, volante do Machida que corria para tentar impedir Matsuo. "Realmente fiz uma coisa desnecessária", lamentou Nitta posteriormente.

O bizarro é que na transmissão do canal J.League International (que passa dois jogos da J1 por rodada, apenas para fora do Japão) o narrador (em inglês) dormiu no ponto, não percebeu que o gol foi anulado nem que o placar ainda mostrava "1-2" e continuou narrando como se o jogo já estivesse decidido com "1-3". No último minuto, Erik empatou da forma mais dramática possível, o Zelvia comemorou como nunca e só após o apito final, quando apareceu bem grande no centro da tela o placar como "2-2", o narrador percebeu que o jogo tinha terminado em empate e não em vitória do Urawa. Visivelmente perdido, ele apenas encerrou a transmissão (que é feita com apenas uma pessoa, sem comentarista) sem dar nenhuma explicação.

Troca de técnico no Urawa: o norueguês Per-Mathias Høgmo (direita) foi demitido na última semana e o clube contratou de volta o polonês Maciej Skorża (esquerda), o mesmo que treinou o time ano passado. Nesta rodada, a equipe foi comandada pelo interino Nobuyasu Ikeda — Foto: Goal.com

Kobe também está chegando: Yuya Osako marcou dois contra o Avispa Fukuoka, chegou a 10 gols no campeonato e o Vissel Kobe ficou a apenas três pontos da liderança — Foto: J.League

Na luta contra o rebaixamento, o Shonan Bellmare ganhou um "jogo de seis pontos" fora de casa contra o Sagan Tosu com gols de seus jovens atacantes Akito Suzuki e Sho Fukuda, além de mais uma grande atuação de Satoshi Tanaka, que tem mostrado uma regularidade incrível depois da frustrada passagem pelo futebol belga e já está entre os melhores volantes do campeonato. Na beira do Z-3, o time de Hiratsuka respira um pouco mais aliviado momentaneamente.

Mas quem chamou a atenção mesmo foi o Consadole Sapporo, que deu mais um passo rumo ao milagre, chegou à terceira vitória consecutiva ao bater o Kawasaki Frontale no Sapporo Dome (que desde julho se chama Daiwa House Premist Dome por causa dos naming rights, nome abreviado para "Puredo") por 2x0 e finalmente deixou a lanterna, que agora está com o desesperado Sagan Tosu. Ryota Aoki, que tem sido o principal nome do Consa na temporada, foi decisivo com gol e assistência.

Ryota Aoki (esquerda) continua decisivo na campanha do Consadol Sapporo para fugir do rebaixamento — Foto: Consadole Sapporo

Resultados da 29ª rodada da J1:
(2º) Machida Zelvia 2x2 Urawa Reds (12º) (48.887)
(1º) Sanfrecce Hiroshima 3x2 FC Tokyo (10º) (24.451)
(16º) Kashiwa Reysol 2x3 Tokyo Verdy (7º) (12.692)
(18º) Júbilo Iwata x Yokohama F-Marinos (6º) - ADIADO
(15º) Kyoto Sanga x Kashima Antlers (4º) - ADIADO
(8º) Cerezo Osaka x Gamba Osaka (5º) - ADIADO
(20º) Sagan Tosu 1x2 Shonan Bellmare (17º) (10.097)
(19º) Hokkaido Consadole Sapporo 2x0 Kawasaki Frontale (14º) (21.022)
(9º) Avispa Fukuoka 0x2 Vissel Kobe (3º) (12.344)
(11º) Nagoya Grampus x Albirex Niigata (13º) - ADIADO

Veja também

Mais do ge