TIMES

Por Tiago Bontempo

J.League

É verdade que quem acompanha a J.League já está acostumado com resultados fora do padrão, mas esta rodada foi longe demais, com nada menos que vitória dos visitantes em oito dos dez jogos. A maior insanidade aconteceu em Saitama, onde o lanterna Consadole Sapporo, que não vencia há dois meses e vinha de oito derrotas consecutivas até semana passada, de repente fazia um jogo perfeito logo contra o Urawa Reds, onde cada chute era um gol. Todas as bolas que o Consa, pior ataque da competição, chutou na direção do gol entraram. Nishikawa não fez nenhuma defesa nos 90 minutos. Com uma hora de bola rolando estava 4x0 para os visitantes de Hokkaido. Teve lei do ex com Yoshiaki Komai. E Musashi Suzuki, o centroavante que ainda não tinha nenhum gol no campeonato, desencantou e fez logo dois.

O maior vexame do ano ia se desenhando para o Urawa, que após sofrer o quarto gol queimou todas as quatro substituições restantes de uma vez. Saíram Matsuo, Sekine, Okubo e Yasui. Entraram Rio Nitta, Koizumi, Shion Homma e Horiuchi. Thiago Santana já tinha entrado no intervalo. E não é que o Urawa quase fez o inacreditável? Até os 32 do segundo tempo o placar estava 4x0, mas antes que o relógio chegasse no minuto 90 já estava 4x3. Thiago Santana chegou ao décimo gol nesta J1, o recém-contratado Nitta marcou pela primeira vez com a camisa dos Reds e o novo capitão Atsuki Ito, em cobrança de pênalti, fez o estádio ferver nos nove minutos de acréscimos que a arbitragem deu. Mas o Consadole de Mihailo Petrovic (ex-técnico do Urawa, é bom lembrar) se segurou e mantém uma pontinha de esperança no milagre da permanência.

A situação do Sapporo ainda é crítica a nível de "respira por aparelhos", não só por ainda estar oito pontos atrás do penúltimo colocado, mas principalmente porque todos na parte de baixo da tabela estão pontuando. Só nesta rodada, cinco dos últimos sete colocados venceram. Outra grande surpresa foi o Shonan Bellmare, que chegou à terceira vitória seguida e escapou da zona de rebaixamento ao surpreender o vice-líder Gamba Osaka em pleno Suitão. E não foi aquele jogo em que o time menor se retranca e joga por uma bola, não. O Shonan conseguiu ser superior ao Gamba e só não fez um placar maior por causa do goleiro Ichimori, além de uma grande atuação ofensiva para anular Usami e companhia.

Temos um Rui Hachimura na J.League? Taiga Hata fez o gol da vitória do Shonan Bellmare contra o Gamba Osaka e comemorou "jogando basquete" com o brasileiro Lukian — Foto: Shonan Bellmare

Outro time que escapou do Z-3 foi o Kyoto Sanga, que até umas semanas atrás parecia mortinho (só na 17ª rodada conquistou seu primeiro ponto em casa), mas é como se tivesse virado outro time desde o fim de maio e só sofreu uma derrota nas últimas nove rodadas. O Kyoto ganhou o confronto direto contra o também ameaçado Júbilo Iwata de forma épica, de virada e com dois gols no final, o último marcado pelo novo reforço Rafael Elias, que acabou de chegar emprestado pelo Cruzeiro. Enquanto isso, o Júbilo, que é no momento o time em pior forma no campeonato, entrou na zona de descenso. Outros times que respiram mais aliviados são o Albirex Niigata e o Kawasaki Frontale, que conseguiram importantes vitórias fora de casa.

Emprestado pelo Cruzeiro, Rafael Elias marcou seu primeiro gol pelo Kyoto Sanga, um gol que tirou o time da zona de rebaixamento — Foto: J.League

Jung Sung-ryong se recuperou da falha na rodada retrasada e desta vez foi o herói do Kawasaki Frontale ao defender um pênalti de Matheus Sávio no fim do jogo — Foto: Kawasaki Frontale

Mais acima na tabela, o Machida Zelvia quebrou seu recorde de público com 46.401 pessoas no jogo que mandou no Kokuritsu, mas acabou derrotado por um Yokohama F-Marinos que vem motivado com seu novo treinador, John Hutchinson (que está como interino após a saída de Harry Kewell), e já pensando no objetivo do segundo semestre que é a ACL. Apesar do revés, o Zelvia não ficou tão no prejuízo, já que a diferença para o segundo colocado continua em cinco pontos e o único concorrente direto que venceu na rodada foi o Kashima Antlers, que também foi o único mandante a ganhar neste fim de semana. O bandeirão falhou, mas o futebol do Antlers se recuperou depois da goleada sofrida para o Marinos com uma vitória suada sobre o FC Tokyo e o lateral Kimito Nono, além do meia Shintaro Nago, em destaque.

Com lateral Kimito Nono em destaque, Kashima Antlers venceu FC Tokyo e volta a ficar a cinco pontos de distância do Machida Zelvia — Foto: Kashima Antlers

Outro jogo que teve um final insano foi Vissel Kobe x Nagoya Grampus. O Vissel, que ficou duas vezes atrás no placar (ainda sofreu um gol que deve estar entre os candidatos a mais bonito da temporada no incrível chute de primeira de Sho Inagaki), conseguiu virar nos acréscimos com dois gols de substitutos, do meia Kakeru Yamauchi e do zagueiro Ryuho Kikuchi, mas uma saída de gol atrasada do goleiro Maekawa acabou dando um pênalti de presente ao Nagoya, que Inagaki não desperdiçou e fechou o placar final em 3x3.

A J.League agora, durante as Olimpíadas, faz uma pausa de duas semanas e meia em que os clubes japoneses disputarão amistosos com equipes da Europa (muitas com jogadores nipônicos no elenco) em pré-temporada. É também uma forma que a liga e os times encontraram para aumentar sua receita. E também para movimentar o Kokuritsu, que vai receber cinco desses amistosos.

Lista de amistosos J.League x europeus:
29/05 - Tokyo Verdy 0x2 Real Sociedad - Estádio Nacional de Tóquio (40.150)
24/07 - Cerezo Osaka x Borussia Dortmund - Yanmar Stadium Nagai
24/07 - Kashima Antlers x Brighton - Estádio Nacional de Tóquio
24/07 - Júbilo Iwata x Stade de Reims - Yamaha Stadium
25/07 - Gamba Osaka x Real Sociedad - Panasonic Stadium Suita
27/07 - Vissel Kobe x Tottenham - Estádio Nacional de Tóquio
27/07 - Shimizu S-Pulse x Stade de Reims - IAI Stadium Nihondaira
28/07 - Kyoto Sanga x Stuttgart - Sanga Stadium by Kyocera
28/07 - Tokyo Verdy x Brighton - Estádio Nacional de Tóquio
[Cancelado] 30/07 - Hokkaido Consadole Sapporo x Sevilla - Sapporo Dome
31/07 - Urawa Reds x Newcastle - Saitama Stadium 2002
31/07 - Machida Zelvia x Stade de Reims - Machida Gion Stadium
01/08 - Sanfrecce Hiroshima x Stuttgart - Edion Peace Wing Hiroshima
[Cancelado] 02/08 - Sagan Tosu x Sevilla - Ekimae Real Estate Stadium
03/08 - Vissel Kobe x Stade de Reims - Noevir Stadium Kobe
03/08 - Yokohama F-Marinos x Newcastle - Estádio Nacional de Tóquio

Resultados da 24ª rodada da J1:
(3º) Kashima Antlers 2x1 FC Tokyo (7º) (24.304)
(1º) Machida Zelvia 1x2 Yokohama F-Marinos (11º) (46.401)
(10º) Urawa Reds 3x4 Hokkaido Consadole Sapporo (20º) (35.429)
(13º) Kashiwa Reysol 2x3 Kawasaki Frontale (14º) (12.853)
(18º) Júbilo Iwata 1x2 Kyoto Sanga (17º) (11.831)
(2º) Gamba Osaka 0x1 Shonan Bellmare (16º) (22.655)
(6º) Cerezo Osaka 1x2 Albirex Niigata (15º) (18.468)
(4º) Vissel Kobe 3x3 Nagoya Grampus (12º) (23.650)
(8º) Avispa Fukuoka 0x1 Tokyo Verdy (9º) (12.356)
(19º) Sagan Tosu 1x4 Sanfrecce Hiroshima (5º) (12.144)

Veja também

Mais do ge