Ana Moser é fundadora do Instituto Esporte e Educação. A menção ao nome da instituição dá a exata noção do compromisso da ex-atacante, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, com a bandeira que precisa ser erguida, há décadas, no esporte brasileiro.
Ana Moser comenta conquista da primeira medalha olímpica da seleção feminina de vôlei
Esporte é política educacional. Da quantidade que se faça praticar as mais diversas modalidades num país de 215 milhões de habitantes, vai se tirar a qualidade de novas gerações de campeãs e campeões.
Em seus dois primeiros mandatos, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, atacou mais o esporte de alta performance do que a formação. O Brasil foi escolhido em 2007 para sediar a Copa do Mundo e o Rio ganhou a concorrência dois anos depois para a Olimpíada de 2016.
Nem a Copa do Mundo contribuiu para o Brasil voltar a vencer o Mundial, nem os Jogos Olímpicos para se tornar um país multi-esportivo. O que pode fazer alcançar estes dois objetivos é a inclusão a partir do esporte, trabalho que Ana Moser conhece como poucos.
A partir da confirmação de sua indicação, Ana Moser será a primeira ministra do Esporte ex-atleta de alto nível desde Pelé, entre 1995 e 1999, primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso. Esta é outra informação que dá noção da mudança de endereço do ministério, com a substituição de políticos de carreira, por quem de fato trabalha pelo e para o esporte.
Veja também