Desde o início desta temporada o técnico Rogério Ceni, do Bahia, faz revezamento entre os goleiros do time, com Marcos Felipe atuando na Copa do Nordeste, enquanto Adriel faz jogos do Campeonato Baiano. Contudo, no último domingo, para enfrentar o Juazeirense, o treinador decidiu escalar Danilo Fernandes, que até então não tinha jogado em 2024.
Danilo Fernandes cobra punição a responsáveis por atentado a ônibus do Bahia
Após a partida contra o Cancão de Fogo, Rogério Ceni deixou claro que a ausência de Adriel não teve relação com a atuação no Ba-Vi, no qual o goleiro falhou, e o Tricolor perdeu por 3 a 2. O treinador afirma que a mudança aconteceu porque o gramado do Estádio Adauto Moraes não oferece condições para muitas trocas de passe. Então, a partida surgiu como uma boa oportunidade para oferecer minutos a Danilo Fernandes.
- Foi uma semana boa de treino dele. [Danilo Fernandes] é um bom goleiro, tem experiência. O Adriel pode voltar a jogar nos próximos jogos. Eu achei que, em um jogo que você não usa tanto o pé, era uma ótima oportunidade para o Danilo jogar, para sentir esse gostinho outra vez. Quero que todos se sintam úteis - explicou o treinador.
Aos 35 anos, Danilo Fernandes é uma das lideranças do elenco do Bahia mesmo com poucos minutos em campo. Até então, a última partida do goleiro foi em junho do ano passado, pelo Campeonato Brasileiro. Ele voltou a ser titular depois de se recuperar de uma lesão no joelho, mas sofreu uma nova lesão e precisou ser substituído ainda no primeiro tempo.
Danilo Fernandes não completava os 90 minutos em campo desde agosto de 2022, quando Bahia ainda estava na Série B. Neste domingo, o goleiro participou de entrevista coletiva após a vitória contra o Juazeirense e celebrou o retorno aos gramados para uma partida completa.
- Estou muito feliz. Só tenho que agradecer aos meus companheiros, minha família, a gente sabe o quanto é difícil só treinar, treinar e treinar. Eu esperei minha oportunidade, tomara que tenha agradado ao professor e a todos - disse Danilo Fernandes.
- Isso é o que nos motiva. A gente trabalha e sabe o quanto é difícil goleiro ter oportunidade. Não dá para improvisar, goleiro só joga um. A gente trabalha todos os dias para ter essa oportunidade. Eu jogando ou não, vou ser a mesma pessoa, a mesma voz no vestiário. Quero ajudar como eu puder. Hoje estou muito feliz por ajudar não somente com palavras, mas com atitudes dentro do campo - completou o goleiro.
Goleiros do Bahia
Rogério Ceni já usou os três goleiros disponíveis na atual temporada. Adriel é o que mais tempo ficou dentro de campo, mas quem tem o status de titular é Marcos Felipe. O ex-jogador do Fluminense está responsável pelas partidas da Copa do Nordeste e Copa do Brasil, principais competições no calendário do Bahia neste início de ano.
Adriel, por sua vez, assume os compromissos pelo Campeonato Baiano. O goleiro, inclusive, retornou mais cedo da pré-temporada em Manchester justamente para entrar em campo nas primeiras rodadas do estadual.
Minutos dos goleiros do Bahia em 2024:
- Adriel: 540 minutos (6 jogos)
- Marcos Felipe: 540 minutos (5 jogos)
- Danilo Fernandes: 90 minutos (1 jogo)
A próxima partida do Bahia será pela Copa do Nordeste. Seguindo o rodízio, é a vez de Marcos Felipe entrar em campo. Ele deve ser o titular do Tricolor contra o CRB, às 21h30 desta quarta-feira (horário de Brasília).
Veja também