Bahia enfrenta time boliviano na Pré-Libertadores
O Bahia já tem definido seu adversário no retorno à Libertadores. Na tarde desta quinta-feira, durante sorteio realizado pela Conmebol, ficou definido que o Tricolor vai enfrentar o The Strongest, da Bolívia, na 2ª fase prévia da competição continental. Se avançar, o Tricolor ainda encara o vencedor de Boston River (Uruguai) e Nublense (Chile) antes de chegar à fase de grupos.
O Bahia fará a primeira partida fora de casa, com a data base de 19 de fevereiro de 2025. Em La Paz, capital da Bolívia, o Tricolor vai encarar um altitude de 3.600 metros acima do nível do mar. O jogo de volta tem o Tricolor como mandante e deve ser realizado na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador, na data base de 26 do mesmo mês.
Jogos do Bahia na segunda fase da pré-Libertadores:
- Partida de ida - The Strongest x Bahia
- Partida de volta - Bahia x The Strongest
Confira a bola oficial da Libertadores e Sul-Americana de 2025
Terceira fase
Vencer o The Strongest ainda não é suficiente para garantir o Bahia na fase de grupos da Libertadores. Se passar pela equipe boliviana, o Tricolor ainda precisa encarar um adversário na terceira fase. Essa equipe vai sair do confronto entre Boston River (Uruguai) e Nublense (Chile).
O sorteio
A Conmebol usou dois critérios para definir os potes do sorteio: a posição no ranking da entidade; e a lista dos times já confirmados para disputar a Pré-Libertadores. O Bahia ficou na 77ª posição (veja aqui o ranking completo) e entrou no Pote 1 com ajuda com segundo critério.
A pré-Libertadores tem três fases, mas clubes brasileiros só entram na segunda fase. A outra equipe do país na competição é o Corinthians, que vai estrear contra o Universidad Central, da Venezula.
Os oito melhores clubes avançam para a terceira e última fase. Quem avançar entra na fase de grupos da Libertadores.
FASE 1:
- Pote 1: Alianza Lima (Peru), El Nacional (Equador) e Defensor (Uruguai)
- Pote 2: Nacional (Paraguai), Monagas (Venezuela) e representante da Bolívia
FASE 2
- Pote 1: Boca Juniors (Argentina), Corinthians (Brasil), Cerro Porteño (Paraguai), Barcelona (Equador), Santa Fe (Colômbia), Melgar (Peru), Bahia (Brasil) e Ñublense (Chile)
- Pote 2: Deportes Iquique (Chile), Boston River (Uruguai), Universidad Central (Venezuela), representante da Bolívia, representante da Colômbia, além dos três classificados na primeira fase
Além da Libertadores, em 2025 o Bahia vai disputar Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileirão. A pré-temporada azul, vermelha e branca será realizada em Girona, na Espanha.
Veja também