TIMES

Por Amanda Barbosa e Giovana Pinheiro


Tem a versão São Silvestre do alto rendimento e tem a versão dos atletas amadores. O que não faltam são histórias inspiradoras. Cleonice Alves é coronel da polícia aposentada, e o histórico de muito exercício físico foi fundamental para ela sobreviveu a dois infartos. Aos 51 anos, ela vai para sua sétima prova dos 15km em São Paulo, neste domingo. A Globo e o ge transmitem a corrida ao vivo, a partir das 7h30.

98° São Silvestre: policial aposentada celebra a saúde após dois infartos

98° São Silvestre: policial aposentada celebra a saúde após dois infartos

É com a mesma leveza que curte a vida que Cleonice corre os últimos metros da preparação. São os finalmentes para a maior festa das corridas de rua da América Latina, a São Silvestre.

- A minha primeira São Silvestre, acho que eu demorei muito para chegar, porque eu fiquei tão encantada, eu fiquei tirando foto de tudo, porque era muita novidade. Então, de tudo eu tirava foto. Quando eu cheguei já estavam arrumando a Paulista para o Réveillon da Paulista - falou Cleonice, que em 2021 correu pela primeira vez a prova depois dos infartos e pela sexta vez em toda vida.

Cleonice no hospital, ainda com o maiô, por sofrer o infarto durante a natação — Foto: Acervo Pessoal

A corrida está na vida da Cleonice desde as brincadeiras de criança. A policial aposentada, professora de educação física e mãe de dois filhos encontrou nos treinos e provas o descanso para a mente e o bem estar para o corpo. Só que mesmo tão ativa, teve um grande susto.

- Foi em 2016, eu estava com 46 anos, eu infartei... As pessoas não acreditavam, nem eu. Fiquei na UTI vários dias, coloquei um stent (um pequeno e expansível tubo tipo “malha”, para restaurar o fluxo sanguíneo na artéria coronária e trazerem um ritmo quase normal) depois do cateterismo e da angioplastia. Quando coloquei o stent em 2016, estava com 70% a 80% de comprometimento.

Corredores retiram kits para a São Silvestre

Corredores retiram kits para a São Silvestre

Cinco meses depois, em março de 2017, Cleonice teve outro infarto.

- As duas vezes, fui salva pela atividade física. No primeiro infarto, os médicos quando olharam o mapa do meu coração falaram que parecia um sol de tanta ramificação que tinha e tudo isso graças ao esporte - completa.

Coronel Cleonice Alves durante uma participação na São Silvestre — Foto: Acervo Pessoal

- Estou bastante ansiosa, pra terminar bem, o importante é terminar bem. O ano que a gente termina com São Silvestre termina diferente, é comemoração. Consegui, fechei, é conquista, é vitória. Estou esperando todo mundo lá na São Silvestre que é uma festa maravilhosa.

Veja também

Mais do ge

Fã de futebol, jamaicano postou foto ao lado do ex-melhor do mundo na madrugada deste sábado

Bolt posa ao lado de Ronaldo e se rende ao Fenômeno: "Elevou o jogo a outro nível"

O brasileiro foi vencedor pelo segundo ano consecutivo do World Tour da modalidade

Caio Bonfim conquista o bicampeonato do circuito mundial de marcha atlética

Medalhista de prata em Paris 2024 revela que foi pego desprevinido com o anúncio do seu nome como ganhador do Troféu Rei Pelé: "Primeiro eu pensei: o que que eu vou falar lá?"

Caio Bonfim diz que não esperava ganhar três troféus no Prêmio Brasil Olímpico

Gout Gout anotou 20s04 em uma competição escolar, superou marca do jamaicano de 2003 e ainda quebrou recorde continental adulto

Gout Gout registra marcas expressivas em campeonatos escolares e terá período de treinos com Noah Lyles, atual campeão olímpico dos 100m

Australiano de 16 anos impressiona no atletismo e é comparado a Bolt; veja vídeo

Giovanna Costa Martins, que está inscrita na Copa do Mundo de Ultramaratona, na Índia, no sábado, alega que CBAt não deu instruções sobre viagem: "O mínimo que a gente exige é respeito"

Atleta não consegue viajar para Mundial e diz que confederação não a avisou sobre visto - Programa: ge highlights

Australiano que tentou protestar e impedir início da final da prova mais clássica do atletismo também fica banido de estádios por três anos

Torcedor é multado em R$ 51 mil por atrapalhar largada dos 100m nas Olimpíadas de Paris - Programa: Jogos Olímpicos Paris 2024

Competição está marcada para os dias 14 e 15 de dezembro, no bairro da Cidade da Esperança

Natal recebe Campeonato Brasileiro de Skateboard Street Sub-16

José Franckley, João Arthur, Robson Jean e Rafael Damasceno são campeões brasileiros com tempo de 42s64, em João Pessoa

Revezamento 4x100m do RN é ouro nos Jogos da Juventude 2024

A prova, que é uma das mais tradicionais do Sertão de Pernambuco, será realizada no dia 23 de dezembro

Abertas inscrições para a Corrida Raimundo de Sá, em Salgueiro