O queniano Kelvin Kiptum, de 23 anos, quebrou o recorde mundial da maratona neste domingo, em Chicago, nos Estados Unidos, com o tempo de 2h00min35. Ele supera a marca anterior do compatriota Eliud Kipchoge por mais de 30 segundos.
- Estou muito feliz. Não estava preparado. Um recorde mundial não estava em minha mente hoje - disse Kiptum, que superou o tempo do bicampeão olímpico Kipchoge, que tem 2h01min09 na maratona.
Kiptum foi campeão em Chicago 3min27 à frente do compatriota Benson Kipruto, enquanto o belga Bashir Abdi terminou em terceiro com 2h04min32.
Essa foi apenas a terceira maratona que Kiptum correu na vida. Quando estava no quilômetro 35 dos 42km da prova, o queniano disse que sentiu que podia quebrar a marca das 2 horas.
- Eu vi a hora na minha frente e disse: deixe-me tentar, talvez eu consiga correr menos de duas horas. Eu sabia que um dia seria recordista mundial - afirmou.
Na estreia em maratona, ano passado, Kiptum correu a prova em Valência, na Espanha, em 2h01min53, terceiro melhor tempo da história. Neste ano, na Maratona de Londres, terminou em 2h01min25, segundo melhor de todos os tempos. Agora, Kiptum é o melhor da história.
Veja também