A atleta medalhista paralímpica Wanna Brito recebeu o título de "Embaixadora da Acessibilidade e Inclusão", concedido pela Justiça Eleitoral do Amapá. Em solenidade realizada nesta segunda-feira (9), a amapaense recebeu homenagens e o convite do Poder Judiciário para o projeto que tem o objetivo de inspirar pessoas com deficiência a participarem das eleições e da vida pública.
Wanna é a primeira atleta do estado a participar da maior competição do paradesporto mundial e, na estreia, chegou ao pódio da prova do arremesso de peso do atletismo. Com a conquista da medalha de prata, a atleta entrou para a história do esporte amapaense ao lado do técnico Marlon Gomes.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) tem apoiado Wanna Brito em sua trajetória, inclusive com doações de equipamentos para a preparação das competições.
Como Embaixadora, Wanna Brito terá a missão de representar a Justiça Eleitoral em eventos e campanhas voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência, além de promover as iniciativas do TRE-AP para tornar as eleições mais acessíveis. Ela atuará como porta-voz dessas ações, incentivando a participação plena e inclusiva de todos os cidadãos.
A conquista histórica
Wanna Brito conquistou a medalha de prata na prova do arremesso de peso nos Jogos Paralímpicos de Paris. Com a marca de 7.89m, a paratleta do estado do Amapá garantiu o 2ª lugar no pódio e fez história na maior competição do paradesporto mundial, na quarta-feira (04).
Wanna Brito é medalha de prata no arremesso de peso - F32
Após o 5º lugar no lançamento de club, a paratleta campeã mundial em Kobe, no Japão, confirmou o favoritismo e conseguiu mais uma medalha para o Brasil no atletismo. Na prova, Wanna quebrou a marca pessoal e agora é a recordista sul-americana, atrás apenas da ucraniana Anastasiia Moskalenko, que arremessou 8m e ficou com o ouro. A russa Evgeniia Galaktionova (7.72m) ficou com o bronze.
Para ler mais notícias do estado, acesse ge.globo/ap
Veja também