O Iranduba desistiu de participar do Campeonato Amazonense de 2025. A decisão foi comunicada através de um ofício assinado pelo presidente do clube, Rogério Alves, enviado à Federação Amazonense de Futebol (FAF).
O ge não conseguiu contato com o clube, mas fontes próximas a diretoria confirmaram que o motivo da desistência tem a ver com a falta de recursos para realizar contratações e manter o time na competição.
Com a desistência, o Iranduba está automaticamente rebaixado. O Barezão 2025 segue com oitos equipes confirmadas. Mudanças no regulamento, como o número de rebaixados, devem ser definidas na próxima reunião do Conselho Técnico, realizado pela FAF com os clubes.
Ano Conturbado: Suspensão, rebaixamento e absolvição
Em 2023, durante a realização do Campeonato Amazonense, o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, decidiu suspender o Iranduba por dois anos e rebaixar o clube por fortes indícios de manipulação de resultados na derrota por 7 a 0 para o Amazonas, na quinta rodada do Estadual.
A decisão da FAF foi baseada em um relatório da CBF que, por meio do sistema do Sistema Universal de Detecção de Fraudes (UFDS), analisa manipulação de resultados.
Dias após a punição da FAF, o Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM) julgou e condenou o Iranduba por esquema de manipulação de resultados. O clube foi multado em R$ 200 mil e teve as atividades suspensas por 900 dias.
Absolvição pelo STJD
Em dezembro do mesmo ano, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) absolveu o Iranduba e todos os 23 jogadores acusados de manipulação de resultados no Campeonato Amazonense de 2023. A decisão aconteceu por falta de provas contra o clube e atletas.
Retorno as competições
Com a nova decisão, desta vez, a favor do Iranduba, o clube poderia voltar a disputar os campeonatos, o que não aconteceu na edição do Campeonato Amazonense deste ano.
Nos bastidores, o clube se organizava para retornar ao futebol em 2025. Na primeira reunião do Conselho Técnico do Campeonato Amazonense, que reuniu os representantes das equipes que irão disputar a próxima edição, o Iranduba esteve presente e teve sua participação confirmada, conforme determinação do STJD.
Veja também