TIMES

Por Bruno Rodrigues — Manaus, AM


O Iranduba desistiu de participar do Campeonato Amazonense de 2025. A decisão foi comunicada através de um ofício assinado pelo presidente do clube, Rogério Alves, enviado à Federação Amazonense de Futebol (FAF).

O ge não conseguiu contato com o clube, mas fontes próximas a diretoria confirmaram que o motivo da desistência tem a ver com a falta de recursos para realizar contratações e manter o time na competição.

Iranduba enviou ofício à Federação Amazonense de Futebol (FAF), onde comunica a desistência — Foto: FAF

Com a desistência, o Iranduba está automaticamente rebaixado. O Barezão 2025 segue com oitos equipes confirmadas. Mudanças no regulamento, como o número de rebaixados, devem ser definidas na próxima reunião do Conselho Técnico, realizado pela FAF com os clubes.

Ano Conturbado: Suspensão, rebaixamento e absolvição

Em 2023, durante a realização do Campeonato Amazonense, o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, decidiu suspender o Iranduba por dois anos e rebaixar o clube por fortes indícios de manipulação de resultados na derrota por 7 a 0 para o Amazonas, na quinta rodada do Estadual.

A decisão da FAF foi baseada em um relatório da CBF que, por meio do sistema do Sistema Universal de Detecção de Fraudes (UFDS), analisa manipulação de resultados.

Edaílson Rozenha, presidente da FAF, decidiu suspender Iranduba por dois anos e rebaixar o clube em 2023 — Foto: João Normando

Dias após a punição da FAF, o Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM) julgou e condenou o Iranduba por esquema de manipulação de resultados. O clube foi multado em R$ 200 mil e teve as atividades suspensas por 900 dias.

Absolvição pelo STJD

Em dezembro do mesmo ano, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) absolveu o Iranduba e todos os 23 jogadores acusados de manipulação de resultados no Campeonato Amazonense de 2023. A decisão aconteceu por falta de provas contra o clube e atletas.

O Iranduba foi julgado e condenado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM) — Foto: Deborah Melo

Retorno as competições

Com a nova decisão, desta vez, a favor do Iranduba, o clube poderia voltar a disputar os campeonatos, o que não aconteceu na edição do Campeonato Amazonense deste ano.

Nos bastidores, o clube se organizava para retornar ao futebol em 2025. Na primeira reunião do Conselho Técnico do Campeonato Amazonense, que reuniu os representantes das equipes que irão disputar a próxima edição, o Iranduba esteve presente e teve sua participação confirmada, conforme determinação do STJD.

Iranduba não irá mais disputar o Campeonato Amazonense 2025 — Foto: ge

Veja também

Mais do ge