TIMES

Por Redação do ge — Maceió


O Campeonato Alagoano do próximo ano começa a ganhar forma com as definições de 2024 chegando ao fim. Diretor de competições da Federação Alagoana de Futebol, Luciano Sampaio falou, em entrevista ao Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta, qual será a proposta da FAF para o estadual de 2025.

- A fórmula de disputa que vai ser apresentada pela Federação será a manutenção. Até porque é uma fórmula enxuta, com oito participantes, nós utilizamos 11 datas das 12 que são disponibilizadas pela CBF nesse calendário - afirmou, continuando:

- Então, de forma geral, os estaduais têm 16 datas, com esse novo recorte pode ser que haja um achatamento ou que essas datas sejam distribuídas de forma mais compacta. Para os estaduais do Nordeste são 12 datas reservadas e, com esse modelo de disputa, nós utilizamos 11 datas.

Luciano Sampaio disse que FAF vai propor manutenção do atual formato — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Para 2025, estão confirmados na disputa do Alagoano ASA, Coruripe, CRB, CSA, CSE, Igaci, Murici e Penedense. Campeão da Segunda Divisão, o Igaci bateu o Zumbi nas finais da Segundona deste ano.

Como foi em 2024?

A fórmula de disputa de 2023 foi mantida, com as oito equipes jogando entre si em um turno único na fase de classificação, depois semifinal e decisão. Após o término da primeira fase, o time com menor pontuação será rebaixado.

A fórmula

  • 1ª Fase - Os oito times jogam entre si em turno único, com partidas só de ida. Quando terminar a primeira fase, os quatro melhores se classificam para a semifinal.
  • Rebaixamento - O último colocado da primeira fase cai para a Segunda Divisão.
  • Semifinal - Esta etapa terá um cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º), com o primeiro e segundo colocados disputando o jogo de volta em casa. Se houver empate na soma dos dois jogos do mata-mata, a decisão da vaga será nos pênaltis.
  • Final - Será disputada em dois jogos, com a segunda a partida tendo como mandante a equipe que tiver a melhor pontuação em todas as etapas do Alagoano. Não há vantagem em caso de empate na soma dos dois resultados. Caso a fase final termine em igualdade, o campeão será conhecido através da cobrança de pênaltis.

Neste ano, disputaram o Campeonato Alagoano ASA, Coruripe, CRB, Cruzeiro, CSA, CSE, Murici e Penedense. O Cruzeiro foi a equipe rebaixada, enquanto o CRB conquistou o tricampeonato derrotando o ASA nas finais.

Veja também

Mais do ge