O Vasco-AC encontrou no projeto social Acre Esporte o parceiro ideal para a disputa do Campeonato Acreano Sub-20, que começa nesta terça-feira (14). Com objetivo de buscar o título estadual da categoria nesta temporada, o Cruz-Maltino aposta em um elenco caseiro.
A equipe está sendo comandada pelo técnico Jesus Silva, que é o responsável pelo projeto Acre Esporte e que já teve experiência na competição sob comando do Cruz-Maltino em 2022.
O elenco treina há cerca de três semanas, em dias alternados, no Campo da Fazendinha, em Rio Branco. Ao todo, são 30 atletas à disposição. De acordo com o treinador, o Vasco-AC vai buscar o título e, consequentemente, as vagas na Copa São Paulo e Copa do Brasil Sub-20.
– A maioria dos atletas são acreanos, com algumas exceções de alguns jogadores que vieram para jogar no Vasco (...) A maioria são garotos aqui da escolinha. A gente fez essa parceria com o Vasco... estamos trabalhando, focado, e é claro, como todo time que vai participar do campeonato, participa com a esperança de ser campeão. Nós também não somos diferentes. A gente vem com esse objetivo. É claro, com muito respeito a todos os adversários, que inclusive são adversários que estão reforçados com alguns atletas de fora. Nós vamos com a maioria prata da casa, grande maioria, predominante, e vamos tentar brigar por essa vaga na Copa São Paulo, que é o desejo de todo o treinador de equipe sub-20, o desejo de todos os atletas, e também da diretoria do Vasco – afirma.
– Estamos muito felizes, o trabalho tem fluído, os garotos têm evoluído bastante, boas expectativas. Se Deus quiser, o Vasco vai classificar e vai brigar pela vaga na Copa do São Paulo – completa.
O Vasco-AC integra o grupo B na primeira fase do estadual sub-20 ao lado do Andirá, Independência, Adesg, Atlético-AC e Náuas. Conforme o regulamento, os dois primeiros colocados avançam à segunda fase.
De acordo com Jesus Silva, o Vasco-AC tem "chances claras" de assegurar a classificação.
– O Vasco deu um pouco de sorte, eu não diria uma chave fraca, mas eu diria uma chave razoável, sempre com muito respeito aos adversários, entendendo que a gente tem chances claras de classificar. Isso é claro, depois que a bola rola, tem que dar conta do recado, tem que botar a bola pra dentro, jogar com muita vontade, garra e determinação – ressalta o treinador.
– A gente cobiça sim a vaga, cobiça sim o título e, se Deus quiser, vamos conseguir. Com a permissão de Deus, com a determinação e trabalho dos atletas e como eu digo, muito respeito a todos os adversários, não importa se estão fragilizados ou mais fortalecidos, para mim não interessa. O que mais interessa é o respeito e o trabalho – concluí o treinador.
Além de Jesus Silva, a comissão do sub-20 conta com o auxiliar técnico Everton Lima, que estava no time profissional, e o apoio de Natanael Silva, filho do treinador.
O Vasco-AC estreia na próxima sexta-feira (17) contra a Adesg, a partir das 17h, no estádio Florestão, em Rio Branco.
Veja também