O Independência saiu da fila de 26 anos ao conquistar o título do Campeonato Acreano 2024 no dia 25 de abril. A campanha histórica do Tricolor de Aço foi finalizada com goleada sobre o São Francisco por 4 a 1, na última rodada do segundo turno.
O clube encerrou a trajetória do título com cinco vitórias, quatro empates e uma derrota em 10 partidas. Foram 16 gols marcados e oito gols sofridos.
O time teve quatro jogadores escolhidos para a seleção do Campeonato Acreano eleita pelos cronistas esportivos: o goleiro João Mimito, o lateral-direito Passarinho, o lateral-esquerdo Catatau e o meia Reginaldo Cabeludo. Além deles, o técnico Eric Rodrigues foi premiado como melhor do estadual.
Com a conquista, o Independência vai voltar a disputar competições nacionais após duas décadas.
Em 2025, o Tricolor de Aço será representante do Acre, ao lado do Humaitá, na Copa Verde, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série D.
A última vez que o Independência participou de uma competição nacional foi em 2005, quando ficou na 32ª posição no Campeonato Brasileiro Série C.
Na Copa do Brasil, a última participação foi em 1999, eliminado na segunda fase pela Portuguesa-SP. Já na Copa Verde e Campeonato Brasileiro Série D, o Tricolor de Aço vai fazer a estreia em 2025.
Estaduais de base
Além do Campeonato Acreano profissional, o Independência disputou ainda quatro estaduais de base em 2024: Acreano Sub-20, Sub-17, Sub-15 e Sub-13.
No sub-20, o Tricolor de Aço foi nono colocado com uma campanha de um vitória, quatro derrotas, cinco gols marcados e 20 sofridos.
No sub-17, encerrou a participação na oitava e última posição com três empates (derrotas nos pênaltis) e quatro derrotas, 12 gols marcados e 38 sofridos. Na competição, desde a primeira fase em caso de empate no tempo normal o vencedor da partida era definido nas penalidades.
No sub-15, o Independência avançou na fase de grupos e acabou eliminado pela Escolinha Rei Artur nas quartas de final nos pênaltis por 3 a 1 depois de empate por 0 a a 0 no tempo normal.
Já no Campeonato Acreano Sub-13, o Tricolor de Aço encerrou a participação em 13º lugar com uma vitória, dois empates e uma derrota, nove gols marcados e 10 gols sofridos.
Veja também