Por Gato Mestre, conteúdo gratuito ✅ — São Paulo


Passa muito rápido, né? Neste fim de semana, serão disputados os duelos da rodada 36 do Cartola 2024, e depois desta, restarão apenas duas rodadas para o fim de mais uma temporada. Pensando nisso, em quem lidera ligas e quem ainda mantém esperanças de tirar muita desvantagem, o Gato Mestre traz aqui quatro táticas diferentes de escalação para este finzinho de ano. Não se esqueça, o mercado fecha às 19h29 (de Brasília) deste sábado (30).

+ Acesse ge.globo/gatomestre e fique por dentro dos nossos conteúdos

Braithwaite, no momento, tem a melhor média de pontos do Cartola — Foto: Maxi Franzoi/AGIF

Em vantagem

Se você está na liderança das ligas essa definitivamente não é a hora de entrar de cabeça no risco. Deixe esse ponto para quem precisa muito tentar tirar sua vantagem, então não tem nada de errado em administrar seus pontos escolhendo jogadores mais regulares e de boas pontuações.

  • Jogar com o regulamento

Botar o regulamento embaixo do braço para garantir o título da sua liga é a tática mais conservadora possível. Mas para isso, você deve prestar bem atenção ao tema clássico do Cartola e que citamos acima: regularidade.

Está na hora de garantir a vitória, logo, não existem jogadores melhores do que aqueles que frequentemente pontuam bem, fazem gols ou ganham SG. Para tirar qualquer dúvida, no painel do Gato Mestre você pode conferir o ranking dos melhores de média das últimas cinco rodadas para escolher aqueles em melhores fases.

  • Na rodada final

Muito cuidado com os Mais Escalados na última rodada. Nos últimos quatro anos, apenas em 2021 a pontuação dos queridinhos da galera foi boa, 89,55. Em 2020, apenas 57,42. Em 2022, o registro mostra 79,58. Já no ano passado, 55,37 pontos.

Ou seja, você pode usar os queridinhos da galera como parâmetro, mas sem seguir fielmente a escalação, pois mostramos aqui a volatilidade das pontuações – até porque alguns jogadores perdem aqui o filtro que os impede de levar cartão, por exemplo, e alguns clubes já não jogam por vagas internacionais ou contra o rebaixamento.

Wesley, destaque do Internacional, concede entrevista exclusiva ao Seleção SporTV

Wesley, destaque do Internacional, concede entrevista exclusiva ao Seleção SporTV

Em desvantagem

Ainda existe esperança para quem consegue enxergar os líderes de pertinho. Para isso, se você ainda não ousou em nenhum momento da temporada, está esperando o quê? Bora sair um pouco da caixinha arriscando algumas modificações para tentar bombar a pontuação. No entanto, quem fizer isso deve ter em mente o risco de fazer isso.

  • Fechar defesa

Normalmente essa tática não é das mais seguras, mas a essa altura do campeonato fechar uma defesa com goleiro e quatro defensores deve estar no seu radar, ainda mais com o crescimento vertiginoso do SG neste segundo semestre.

Fechar a defesa é uma tática conhecida de tiro curto, já que você fica nos extremos, entre os 25 pontos do SG (goleiro + quatro defensores) ou zero se o time escolhido levar gol. Para tentar baixar um pouco o risco, vale tentar o hack aqui também, com goleiro escolhido de reserva, por exemplo, e titulares no banco.

Defesa do Athletico é uma possibilidade na rodada 36 — Foto: Reprodução

  • Diferenciar dos Mais Escalados usando os Mais Escalados

Não tem jeito, os Mais Escalados são uma ferramenta e tanto para você tomar sua decisão, além de serem um parâmetro de desempenho. Para as rodadas finais, o time da democracia cartoleira vale mais ainda.

Em busca de diferenciação, você pode usar os Mais Escalados para trocar nomes do mesmo clube: Felipe Anderson ao invés de Raphael Veiga, por exemplo, puxando pelo Palmeiras. Ou Memphis ao invés de Yuri Alberto, ao citar o Corinthians.

Melhores fases

Ainda nesta rodada você verá, aqui no Gato Mestre, quais são os times que mais fizeram pontos, em média, nas últimas cinco rodadas e estão passando por seus melhores momentos na temporada. Olho neles para garantir uma boa reta final de Cartola!

Siga o Gato Mestre nas redes sociais

*Gato Mestre é formado pelos jornalistas Arthur Sandes e Guilherme Giavoni e os cientistas de dados Paulo Pestana e Vitor Patalano

Mais do gatomestre