Por g1


Pessoas comemoram Dia do Rei em Amsterdã, na Holanda, em foto de 27 de abril de 2023 — Foto: AP Photo/Peter Dejong

A cidade de Amsterdã, na Holanda, proibiu a construção de hotéis para limitar o número de turistas em sua rede hoteleira. A decisão foi anunciada na quarta-feira (17) como uma tentativa de "manter a cidade habitável para residentes e visitantes".

A mudança prevê uma exceção para 26 hotéis que já tinham uma autorização para se estabelecerem na cidade. Mas, além disso, estabelecimentos só poderão ser criados se substituírem hotéis antigos e se não aumentarem o número de dormitórios.

"O hotel também deve ser melhor, por exemplo, mais moderno e/ou mais sustentável. Encorajamos os proprietários de hotéis a escolherem um local fora do centro", disse a prefeitura de Amsterdã.

A decisão faz parte de uma política que Amsterdã adotou em 2021, depois de uma iniciativa com 30 mil moradores pedir um controle no fluxo de turistas na região.

Desde então, as autoridades são obrigadas a adotar medidas para limitar o turismo se a cidade passar de 20 milhões de diárias de hotéis em um ano. Em 2023, turistas totalizaram cerca de 20,7 milhões de diárias, de acordo com o governo local.

Controle do turismo

Amsterdã tem tomado várias medidas para limitar o número de visitantes e mudar sua reputação. Em 2023, a cidade proibiu a presença de navios de cruzeiro no centro, também em um esforço para reduzir a poluição.

As autoridades também proibiram o consumo de maconha e álcool nas ruas do famoso Distrito da Luz Vermelha (Red Light District). Os bares e os cafés de cannabis da região só podem funcionar até 1h, e as janelas em que garotas de programa ficam devem ser fechadas até as 3h.

Ainda que Amsterdã seja conhecida pelas lojas de maconha, drogas não são totalmente legalizadas na região. Há uma "política de tolerância" que autoriza a venda de cannabis sob condições estritas.

LEIA TAMBÉM:

Coffee shops em Amsterdã, Holanda. — Foto: Reprodução/JG

Veja como tirar o passaporte

Veja como tirar o passaporte

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!