Entre janeiro e junho de 2023, foram 48 focos detectados pelo monitoramento via satélite feito pelo Inpe. No mesmo período este ano, mesmo com o mês ainda em andamento, já são 121. Governo decretou situação de emergência por conta da falta de chuvas e risco de incêndios florestais.

Acre acumula aumento de mais de 150% nos focos de queimada em um ano

O tempo deve ficar mais seco no Sul e pode chover mais no Nordeste no segundo semestre. Essa inversão no clima é provocada pelos dois fenômenos naturais.

El Niño e La Niña estão cada vez mais agressivos - Programa: Jornal Nacional

Conforme a Climatempo, mesmo com o pontapé congelante, o veranico deve se estender até a próxima segunda-feira (24) e a estação trará dias um pouco mais quentes que o de costume.

Menos frio? Inverno começa com temperaturas acima da média no Sul de Minas; veja previsão para estação - Programa: Jornal da EPTV 1ª Edição - Sul de Minas

Apenas em Assis Brasil houve aumento no nível do manancial nesta quinta (20), e houve estabilidade em Rio Branco. Em toda a bacia, o quantitativo de chuvas foi de 42,2 milímetros este mês, muito abaixo para o período.

Bacia do Rio Acre está em alerta máximo para seca; veja redução

Defesa Civil de Rio Branco começou nesta segunda-feira (17) a levar água para 29 comunidades de diversas regiões da capital. Rio Acre marcou 1,90 metro nesta terça (18).

Sem chuvas significativas há 23 dias, comunidades rurais de Rio Branco passam a receber água potável - Programa: BOM DIA ACRE

Temperatura foi registrada em Planaltina nesta segunda (17). Inverno começa nesta quinta-feira (20) e frio deve piorar.

DF tem madrugada mais fria do ano e registra mínima de 7,5°C

Três meses após sofrer com enchentes históricas, Acre agora enfrenta os efeitos da falta de chuvas em toda a bacia do rio, que está em alerta máximo de seca.

Rio Acre baixa 61 centímetros em duas semanas e atinge segundo menor nível para junho nos últimos 10 anos - Programa: BOM DIA ACRE

Na cidade de São Paulo, as temperaturas máximas ficaram acima da média dos últimos 30 anos em abril, em maio e na primeira metade de junho.

Brasil vive outono atípico, com 5º C acima da média para a estação - Programa: Jornal Nacional

Pesquisa da World Weather Attribution (WWA) também concluiu que o fenômeno climático El Niño desempenhou um papel semelhante ao intensificar as chuvas entre o final de abril e início de maio, enquanto falhas na infraestrutura pioraram os danos. Estudo teve a participação de cientistas brasileiros.

Mudança climática aumentou em duas vezes a chance das chuvas extremas do Rio Grande do Sul, aponta estudo - Programa: G1 RS

Em breve!

Estamos providenciando conteúdo dessa página, aguarde.