Segundo Luiz Felipe de Alencastro, brasileiros participaram ativamente do tráfico transatlântico de escravizados e país tem que assumir sua responsabilidade. O historiador defende também que é preciso trazer os países africanos para a discussão sobre reparação histórica.

'Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão', diz Luiz Felipe de Alencastro - Programa: Bom Dia Brasil

Vermelha e Branca de Niterói chegou ao 3º título falando sobre uma serpente mítica cultuada no Noroeste da África.

Viradouro campeã: Dangbé, vodum, arroboboi... g1 explica o enredo do tri no carnaval carioca - Programa: G1 no carnaval

O g1 preparou um glossário com as palavras de matrizes africanas e indígenas e curiosidades.

Ya Temi Xoá? Werá auê? Mironga? Entenda o que significam esses e outros termos dos sambas do Grupo Especial de 2024 - Programa: g1 shortz

Polícia Federal diz que Cíntia Barboza, da Acadêmicos de Realengo, foi submetida a procedimento padrão e que eventuais abusos serão apurados. Além de passista, ela é professora de educação física.

Rainha de bateria passa por tomografia para mostrar que não levava drogas no Aeroporto de Guarulhos: 'Situação horrível' - Programa: G1 RJ

Mostra fotográfica terá início no dia 1° de agosto, data marco da Independência do Benin, país da África Ocidental que exerceu forte influência na formação da cultura afrobrasileira.

Exposição que comemora os 35 anos da Casa do Benin em Salvador tem imagens históricas de Gil, Amado e Mãe Stella; veja fotos

O grupo formado há quatro anos por cantores, compositores e DJs de Angola, se junta a artistas brasileiros e de outros países da África, como Benin, para fazer um som contemporâneo e muito dançante.

Coletivo Okupiluka traz a música da África para o Rio - Programa: RJ1

O continente abriga 54 países, cada qual com culturas diversas, características próprias quanto a povos, costumes, arte e religiosidade. Conheça um pouco mais.

'Ser africano é um orgulho', programação celebra o Dia Mundial da África em Juiz de Fora

Escravizados que retornaram do Brasil levaram consigo conhecimento arquitetônico que influenciou construções em Lagos e outras partes do país.

A herança arquitetônica brasileira sob risco na Nigéria

Pelé não só encantou o mundo dentro dos gramados, mas também parou guerras - duas, no final da década de 1960. Em um período em que o Santos excursionava bastante pelo mundo, o rei parou a guerra entre a República do Congo e a República Democrática do Congo. E depois, a guerra entre Benin e Biafra, um território nigeriano.

Em excursões pelo Santos, Pelé parou duas guerras na África nos anos 1960 - Programa: Hora 1

Em breve!

Estamos providenciando conteúdo dessa página, aguarde.