Por G1 Tocantins


Bilhete foi distribuído em escola — Foto: Divulgação

Pelo menos três escolas estaduais no interior do Tocantins deixaram de ofertar merenda escolar para os alunos. As escolas ficam em Pedro Afonso, Itacajá e Aguiarnópolis. Uma delas chegou a enviar bilhetes aos pais pedindo que os alunos levem comida de casa. O bilhete explica que o motivo da suspensão é a "falta de recursos para a aquisição de alimentos".

Segundo o bilhete distribuído no Colégio Estadual Nazaré Nunes da Silva, nessa quarta-feira (14), "a suspensão da merenda escolar será por tempo indeterminado".

As denúncias sobre a falta de merenda escolar em escolas de Pedro Afonso e Itacajá chegaram ao Ministério Público Estadual (MPE), que vai investigar os casos. Ainda não há informações se outras escolas podem ser prejudicadas pela falta de dinheiro.

Segundo o promotor de justiça, Luiz Antônio Francisco Pinto, as denúncias apontam que durante a maior parte do mês, os alunos dessas cidades não têm recebido a alimentação escolar. O promotor destaca que os alunos da zona rural são os mais prejudicados já que saem muito cedo de casa e voltam tarde. “Os alunos ficam com fome e não conseguem ter aproveitamento escolar”, afirma.

Escola pediu para alunos levarem lanches de casa — Foto: Divulgação

Outro lado

A Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informou que o recurso destinado à alimentação escolar foi executado na semana passada e creditado nas contas das associações escolares, nesta quarta-feira (14) e quinta (15), respectivamente, para as 515 escolas da rede estadual.

A Secretaria da Educação disse ainda que o repasse da parcela do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é depositado no final do mês de março, mas o Estado já repassou as parcelas da alimentação, que são de responsabilidade do Estado e do FNDE, do Governo Federal. Afirma ainda que o repasse das parcelas da alimentação está regular.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1