Por Patricia Lauris, g1 Tocantins e TV Anhanguera


Governador Wanderlei envia equipes de resgate após ponte desabar entre TO e o MA

Governador Wanderlei envia equipes de resgate após ponte desabar entre TO e o MA

Após a queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, de Estreito, que fica na BR-226 e liga o Tocantins e o Maranhão, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) divulgou um vídeo informando que está acompanhando a situação. Também comentou que há vítimas e que já determinou o envio de equipes para ajudar nas buscas.

📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.

(CORREÇÃO: ao publicar esta reportagem, o g1 errou ao informar que uma das pessoas mortas após a queda da ponte era o mototaxista Marçon Gley Ferreira. Segundo o Corpo de Bombeiros, que havia incluído o nome da lista de vítimas, o homem está desaparecido. A informação foi corrigida às 14h13 de segunda-feira, 23 de dezembro de 2024.)

O desabamento aconteceu por volta das 14h50 deste domingo (22). Uma morte foi confirmada e os feridos foram encaminhados a um hospital da região.

"Acabei de conversar com o prefeito de Aguiarnópolis, nosso companheiro, e ele falou que perdeu uma pessoa da cidade. Caíram veículo, motocicletas lá. Estou falando também com o Corpo de Bombeiros, estão se deslocando de Araguaína para a região. Nós temos também quartel lá próximo e estão se deslocando. É uma profundidade de 50 metros, com grau de dificuldade grande. Mergulhadores de Palmas também vamos acionar para ir", disse Wanderlei.

Além das equipes de forças de segurança regionais, o governador afirmou que conversou com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para saber quais providências serão tomadas com relação à estrutura da ponte. Mas destacou que a prioridade é cuidar das vítimas.

"Temos que cuidar agora das vítimas, das pessoas que caíram nesse terrível acidente da ponte do Estreito", afirmou.

O Governo informou que uma equipe de salvamento dos Bombeiros da região já está no local e outra de Palmas saiu do aeroporto da capital, em uma aeronave do Estado, com destino à Aguiarnópolis para auxiliar as vítimas.

Bombeiros já estão fazendo buscas na região da ponte entre o Tocantins e o Maranhão — Foto: Divulgação/Bombeiros

LEIA TAMBÉM:

Entenda

Equipes dos bombeiros do Tocantins e Maranhão, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Polícia Militar (PM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) já estão no local. Ainda não foram divulgadas informações sobre as causas do acidente.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que vão central da ponte que ligava as cidades e cedeu, tinha 533 metros de extensão. E que equipes vão avaliar a situação, apurar as possíveis causas e tomar as medidas necessárias.

Conforme autoridades do Maranhão, há um morto e feridos. Mais de dez pessoas estão desaparecidas.

Segundo autoridades, três motos, três carretas e um carro estavam na parte da ponte que caiu.

Os motoristas dos três caminhões estão desaparecidos. No carro que caiu estavam um casal e uma criança. O homem foi socorrido e está internado em Estreito, fora de perigo. A mulher e a criança estão desaparecidas.

O vereador Elias Junior (Republicanos), de Aguiarnópolis, publicou um vídeo nas redes sociais em que mostra o exato momento que a ponte desaba.

Ponte entre Maranhão e Tocatins desaba sobre rio — Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Opções de desvio

Conforme o Governo do Tocantins, a ponte foi inaugurada em 1960. O DNIT alertou que houve a interdição total da ponte.

Para informar a população, a PRF alertou que os motoristas podem fazer o seguinte desvio para seguir viagem ao Maranhão:

  • Acessar a TO que vai de Darcinópolis a Luzinópolis;
  • Chegar na BR-230 e seguir até km 101, na cidade de São Bento;
  • Em seguida pegar a direita, sentido Axixá e Imperatriz (MA).

Como segunda opção de rota, a PRF orienta que a partir de Araguaína, o motorista deve seguir sentido os municípios maranhenses de Carolina, Estreito e Imperatriz. O percurso deve ser feito por balsa, por isso se torna mais demorado.

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!