Por G1 Tocantins


UFT e Ministério do Turismo vão capacitar cerca de 540 profissionais de turismo no TO

UFT e Ministério do Turismo vão capacitar cerca de 540 profissionais de turismo no TO

Um projeto realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com o apoio financeiro do Ministério do Turismo, vai oferecer 540 vagas para capacitar profissionais do turismo em dois cursos de especialização. As oportunidades serão distribuídas a pessoas dos 11 estados das regiões norte e centro-oeste do Brasil. Veja o edital.

A capacitação será feita pelo campus de Arraias, através do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental. Para participar, os interessados devem fazer as inscrições a partir do dia 25 de janeiro até o dia 5 de fevereiro deste ano, neste link.

Serão disponibilizados dois cursos gratuitos de especialização em atrativos culturais e naturais para os guias de turismo, com carga horária de 200h, sendo 160 na modalidade EaD e 40h de aula prática. Os cursos beneficiarão os profissionais que são habilitados no Cadastur como Guia Regional.

O curso de Especialização Técnica em Atrativos Culturais tem como objetivo aprimorar as competências profissionais do guia para atuar como facilitador ou mediador entre turistas e destinos turísticos, prestando informações sobre os locais e as instalações, interpretando os atrativos, realizando uma mediação cultural e supervisionando as atividades e comportamentos dos visitantes.

Os cursos serão realizados ao longo de seis meses e meio, no período de 15 de março a 4 de outubro de 2021.

O Projeto Especialização Técnica em Atrativos Naturais e Culturais do Norte e Centro-Oeste do Brasil (Anctur) surgiu de uma demanda do Ministério do Turismo. A UFT foi a instituição parceira escolhida para executar a formação dos profissionais. O programa é coordenado pelas professoras Ana Claudia Sampaio e Valdirene Gomes de Jesus, do curso de turismo do câmpus de Arraias.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Parque do Jalapão fica na região sudeste do Tocantins, é o principal atrativo turístico do Tocantins — Foto: Divulgação/Washington Luiz

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!