Por g1


Celular, aplicativo do WhatsApp — Foto: Anton/Pexels

O WhatsApp tem um recurso de backup que ajuda a recuperar mensagens e arquivos de conversas, mas nem sempre ele funciona da forma esperada. Nas redes sociais, é possível encontrar relatos de usuários que tiveram problemas para resgatar informações de suas contas.

Alguns problemas encontrados nesses relatos são:

  • Perda parcial de arquivos quando a pessoa troca de celular: do sistema operacional Android para o iOS, por exemplo;
  • Demora excessiva para concluir o processo de restauração;
  • Consumo de parte da memória interna do aparelho; há opção de armazenamento em nuvem.

Veja a seguir dicas para minimizar os problemas. Caso eles persistam, entre em contato com o suporte da plataforma (saiba como no final do texto).

🗂️ Perda parcial de arquivos

Usuários compartilham nas redes sociais que alguns arquivos não são recuperados quando fizeram backup do WhatsApp ao trocar de celular.

Segundo a Meta, responsável pelo aplicativo de mensagens, os dados podem ser transferidos através do aplicativo Migrar. Nele, há instruções para concluir o processo. Qualquer modelo de transferência além desse pode levar à perda de arquivos.

O backup transfere os dados da conta, incluindo foto do perfil, conversas individuais e em grupo, arquivos de mídia e configurações.

As informações de pagamentos entre usuários e o histórico de chamadas não são transferidas.

A Meta destaca que a transferência de dados só é possível com o mesmo número de telefone, impedindo a migração para outro número.

Caso troque de número telefônico, o usuário precisa mudar essa configuração ainda no aparelho antigo. Com esse ajuste, basta realizar o backup de transferência.

⌛ Como deixar o backup mais rápido

A qualidade da conexão de internet e a quantidade de mensagens podem tornar a criação do backup e a restauração de mensagens mais lenta.

Para agilizar o processo e evitar cobranças por uso de dados móveis (a internet do celular), o recomendado é criar o backup e recuperar conversas pelo Wi-Fi. Por padrão, o WhatsApp só permite fazer isso por meio deste tipo de rede.

Mas o aplicativo também dá a opção de realizar o backup em redes 4G ou 5G, por exemplo. Para isso, é preciso ativar o recurso seguindo este caminho: Configurações > Conversas > Backup de conversas > Fazer backup usando dados móveis.

Outra saída é deixar o backup mais leve, excluindo arquivos que você não quer mais. É possível apagar o conteúdo manualmente nas conversas ou configurar o app para não considerar vídeos no backup, por meio deste caminho: Configurações > Conversas > Backup de conversas > Incluir vídeos.

📲 Como economizar 'memória'

O espaço de armazenamento do celular, mais conhecido como "memória", pode ficar comprometido se o arquivo com seu histórico de conversas for muito grande.

Para economizar esse espaço valioso, salve o backup no Google Drive, se o aparelho for Android, ou no iCloud, se for um iPhone.

Para configurar o backup com o Google Drive, siga este passo a passo abaixo:

Arte mostrando o passo a passo para ativar o backup do Android no Google Dirve. — Foto: Luisa Rivas, g1

Arte mostrando o passo a passo para ativar o backup do Iphone no iCloud — Foto: Luisa Rivas, g1

🗣️ Fale com o suporte do WhatsApp

Há duas opções para entrar em contato com o suporte da plataforma em caso de falhas: pelo próprio aplicativo ou pelo site. O WhatsApp não oferece suporte por telefone.

Para enviar solicitações pelo WhatsApp, siga este caminho: Configurações > Ajuda > Fale conosco. Descreva o problema no campo de mensagem e clique em "Avançar".

No site:

Entre no site oficial e escolha a opção mais adequada para receber ajuda.

Preencha o formulário com o número do telefone, e-mail e sistema operacional onde o WhatsApp foi instalado.

Depois, escreva a sua solicitação na caixa de texto. Feito isso, basta enviar os questionamentos.

Como se proteger de golpes no WhatsApp

Golpes no Whatsapp: saiba como se proteger

Golpes no Whatsapp: saiba como se proteger

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!