Por Gabriel Croquer, Kayan Albertin, g1


A ativação do 5G na capital do país, Brasília, completou 1 ano nesta quinta-feira (6), com cobertura em 315 municípios. Desses, 184 têm o 5G "puro", chamado de "standalone", que tem a conexão mais rápida.

Veja no mapa abaixo a localização de todas as 13.617 antenas do 5G. Os pontos vermelhos representam antenas do 5G "puro" e os azuis os demais tipos da conexão.

Com zoom na ilustração é possível ver qual antena está mais próxima de sua casa. A visualização pode demorar alguns instantes para carregar.

Também dá para pesquisar diretamente seu estado, cidade ou rua na barra de buscas abaixo.

Próximos passos

Desde que foi ativado, a o 5G já alcançou 10 milhões de usuários no Brasil, marca que o 4G demorou pouco mais de dois anos para ter, segundo estudo do Sindicato das Empresas de Telecomunicações e Conectividade (Conexis).

O número de usuários vai aumentar ainda mais durante este ano: ao todo, 1.610 municípios já receberam autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ativar o sinal.

A ativação, no entanto, depende de as operadoras instalarem os equipamentos e pedirem à Anatel a ativação das antenas.

Atualmente, o grupo de trabalho do governo busca liberar a ativação do sinal nos municípios que possuem população de até 200 mil habitantes e em pelo menos 25% dos que têm população de até 30 mil.

O cronograma prevê que pelo menos até 1º de janeiro de 2026 o sinal comece a ser liberado nos municípios com menos de 30 mil moradores.

Como a Anatel e operadoras têm realizado o processo antes do previsto pelo cronograma, 29 desses municípios menores já contam com a tecnologia.

LEIA TAMBÉM:

Entenda a relação entre 5G, o sinal de TV e antenas parabólicas em 5 pontos

Entenda a relação entre 5G, o sinal de TV e antenas parabólicas em 5 pontos

Entenda a relação entre 5G, o sinal de TV e antenas parabólicas em 5 pontos

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!