iPhone 14 Pro em loja da Apple, em foto de 16 de setembro de 2022 — Foto: Reuters/Andrew Kelly
O detector de acidentes incluído no iPhone 14 foi criado para acionar serviços de emergência caso o usuário se envolva em uma batida de carro (veja como ele funciona ao final do texto). Mas o celular pode se confundir e entrar em ação em momentos inusitados, como durante um passeio em uma montanha-russa.
É o que aconteceu com a dentista Sara White, durante uma visita ao parque Kings Island em Cincinnati, nos Estados Unidos. O caso ocorreu em 18 de setembro e ganhou repercussão no último fim de semana no Wall Street Journal e no Coaster101, site especializado em parques de diversão.
Sara estava com seu iPhone 14 Pro ao passear na montanha-russa Mystic Timbers, que alcança 33 metros de altura e atinge cerca de 80 km/h. Enquanto o brinquedo se movimentava, o detector de acidentes do smartphone ligou para o 911, número de emergência dos EUA.
A ligação incluiu uma mensagem automática que dizia: "O proprietário deste iPhone sofreu um grave acidente de carro e não está respondendo ao telefone".
iPhone 14 tem detecção de acidente que aciona serviços de emergência — Foto: Apple
A frase foi repetida algumas vezes na chamada, que incluiu ainda uma pequena gravação de áudio feita do parque de diversões. Uma equipe chegou a ser enviada ao local, mas o caso só foi resolvido depois, quando Sara percebeu as notificações.
Ela viu que o seu iPhone tinha várias chamadas perdidas e correios de voz do serviço de emergência perguntando se estava tudo bem. Só então, ela ligou de volta para avisar que tudo não passava de um engano.
Segundo o Wall Street Journal, o centro de emergência que lidou com esse caso disse ter recebido outras seis chamadas feitas no mesmo parque pelo detector de acidentes da Apple desde setembro, quando os modelos da linha iPhone 14 começaram a ser vendidos nos EUA.
Em 17 de setembro, uma confusão parecida aconteceu em uma rodovia de Nova York. Na ocasião, a ferramenta acionou serviço de emergência e amigos de um motociclista que deixou o seu iPhone 14 Pro Max cair do bolso, mas que não se envolveu em acidente.
Por outro lado, há casos em que a funcionalidade foi ativada corretamente. Um deles aconteceu em 3 de outubro no estado do Nebraska, após um carro bater em uma árvore e causar um acidente fatal envolvendo seis pessoas.
O g1 entrou em contato com a Apple, mas não houve resposta até a última atualização desta reportagem.
Em seu site, a empresa afirma que "a Detecção de Acidente foi desenvolvida para detectar acidentes graves de carros, como colisões de impacto frontal, impacto lateral e traseiro e capotamentos".
Como funciona a detecção de acidentes do iPhone 14
A detecção de acidente está presente no iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro e 14 Pro Max, além do Apple Watch Series 8, SE e Ultra. O recurso usa sensores como o acelerômetro e o giroscópio para identificar mudanças drásticas de velocidade.
Caso isso aconteça, o dispositivo soa um alarme e mostra um alerta na tela por 10 segundos para verificar se está tudo bem. Se for possível, o usuário pode selecionar a opção para falar com um socorrista ou cancelar o pedido de ajuda.
Por outro lado, se o dono do celular não responder, o aparelho começa uma contagem regressiva de 10 segundos com sons mais altos e uma vibração mais intensa.
Se ainda assim não houver resposta, o sistema faz uma ligação para o serviço de emergência. Nessa ligação, o celular toca uma mensagem de áudio para equipes de socorro e informa a localização aproximada por latitude e longitude. A gravação também é reproduzida no aparelho.
O dispositivo envia ainda uma mensagem para contatos de emergência, caso eles tenham sido configurados anteriormente.
Apple revela o iPhone 14 e iPhone 14 Plus
As diferenças entre os modelos do iPhone 14 — Foto: Arte g1