21/07/2014 19h08 - Atualizado em 21/07/2014 19h08

Yahoo compra empresa que analisa aplicativos em 1,4 bilhão de aparelhos

Site da Flurry mapeia hábitos de quem usa apps; preço não foi revelado.
Por dia, empresa avalia 5,5 bilhões de sessões de aplicativos.

Do G1, em São Paulo

Flurry, empresa de análise de aplicativos, é comprada pelo Yahoo. (Foto: Divulgação/Yahoo)Flurry, empresa de análise de aplicativos, é comprada pelo Yahoo. (Foto: Divulgação/Yahoo)

O Yahoo anunciou nesta segunda-feira (21) que fechou um acordo para adquirir a Flurry, uma consultoria que mapeia os hábitos de consumo de usuários com aplicativos instalados em smartphones e tablets.

Criada em 2008, a Flurry possui uma plataforma de análise usada por 170 mil desenvolvedores de app espalhados em 150 países. A média de aplicativos que têm seu desempenho avaliado pela ferramenta é de sete por aparelho móvel.

Mensalmente, a Flurry analisa a atividade dos aplicativos instalados em 1,4 bilhão de dispositivos. Por dia, a empresa acompanha 5,5 bilhões de sessões de aplicativos.

No ano passado, o Facebook comprou a Onavo, uma companhia com atuação similar à da Flurr. Os detalhes do negócio não foram divulgados pelo Yahoo.

A aquisição do Flurry irá reforçar a estratégia do Yahoo no mundo móvel, cuja importância aumenta cada vez mais para a empresa. Mais da metade da audiência dos sites do Yahoo no segundo trimestre deste ano veio de dispositivos móveis, o que totalizou cerca de 450 milhões de usuários, uma alta de 36% em relação ao mesmo período de 2013.

Entender como as pessoas se comportam ao usar apps é crucial para o Yahoo, já que o usuário médio da empresa gasta 86% de seu tempo nesses programas instalados em seus smartphones. Em um ano, o tempo gasto no segmento móvel cresceu 79%.

Segundo o Yahoo, o Flurry terá recurso para acelerar a criação de plataformas para ajudar desenvolvedores a construir apps melhores, atingir os usuários certos e explorar novas oportunidades de receita.

“Como parte do Yahoo, Flurry continuará a servir a comunidade que desenvolve aplicações móveis do mesmo jeito que sempre fez ou até melhor”, afirmou Simon Khalaf, presidente-executivo do Flurry, por meio de comunicado.

tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de