O Google anunciou nesta segunda-feira (21) o uProxy, um aplicativo desenvolvido pela Universidade de Washington com idealização e financiamento do Google Ideas.
O uProxy será uma extensão para os navegadores Chrome e Firefox que permitirá a um usuário compartilhar sua conexão de internet com outra pessoa. Dessa forma, alguém que esteja com dificuldade para acessar um site poderá usar a conexão de um amigo para acessá-lo.
O acesso ao uProxy poderá ser autorizado por qualquer programa de chat ou mesmo com o envio de um e-mail. Quando o acesso é autorizado, o navegador passa a utilizar a conexão de internet do amigo como uma "ponte", burlando, por exemplo, filtros de internet que afetam usuários de um determinado o país.
Por enquanto, o software está disponível apenas em um programa de testes (beta) restrito. Na página oficial, uProxy.org é possível preencher um formulário para manifestar interesse no programa, que deverá ser distribuído para mais usuários em breve.
Um vídeo publicado pelo Google Ideas (veja acima) menciona o combate à censura especificamente como um dos objetivos do uProxy.
Outro uso possível é a proteção de uma conexão Wi-Fi pública insegura, já que a conexão entre dois usuários do uProxy é protegida por criptografia.
O usuário pode usar seu próprio computador de casa como uma "ponte" e, dessa maneira, o acesso sem segurança do Wi-Fi passará a contar com uma proteção extra que impede a leitura dos dados interceptados.