Sony (Foto: Reprodução)
A Sony anunciou nesta segunda-feira (2) a aquisição do serviço de games na nuvem Gaikai por US$ 380 milhões. Este tipo de serviço permite jogar games de alta perfomance gráfica em qualquer dispositivo, já que eles são processados em servidores externos com o jogador assistindo a um vídeo da ação.
Assim, o jogador não precisa ter um sistema poderoso, já que ele recebe um vídeo com o game e os comandos realizados no dispositivo, seja um PC ou tablet, são enviados para o servidor, processados e enviados com ação de volta. Em teoria, games como "Uncharted 3" ou "God of War III" poderia ser jogados em um smartphone que tivesse acesso a uma boa conexão de internet.
De acordo com a Sony, os recursos do Gaikai poderão ser usado em diversos dispositivos da empresa como PCs, TVs inteligentes, tablets, smartphones e, claro, nos videogames como o PlayStation 3 ou o futuro console da companhia.
“Com Gaikai e seus recursos combinados com as plataformas de jogos da SCE, a SCE oferecerá aos usuários experiências de entretenimento na nuvem inéditas”, disse Andrew House, presente da Sony Computer Entertainment, em nota oficial.
Segundo ele, a Sony oferecerá um serviço de streaming pela nuvem que permitirá aos usuários acessar e consumir instantaneamente um conteúdo vasto, indo de jogos hardcore até games com conteúdo casual usando dispositivos conectados.
A Sony, entretanto, não revelou aplicações específicas com o Gaikai.
O CEO do Gaikai é David Perry, criador da série "Earthworm Jim", famosa na década de 1990.