Conheça as novidades da nova versão do Ubuntu
Desde a última quinta-feira (25) os usuários já podem atualizar o sistema instalado ou fazer o download do instalador de um dos principais sistemas operacionais gratuitos e de código aberto do mercado.
O Ubuntu 13.04 já está disponível para download gratuitamente.
Como já era esperado para o final do mês de abril, a Canonical, empresa responsável pelo desenvolvimento do Ubuntu, lançou a versão também conhecida pelo codinome Raring Ringtail.
Para quem esperava encontrar um sistema operacional totalmente repaginado, com mudanças drásticas no visual, algo semelhante com o que ocorreu no lançamento do Windows 8, pode não se surpreender com o sistema recém-lançado. Pois boa parte das melhorias não estão na interface gráfica.
No entanto, basta usar o Ubuntu durante alguns instantes que já é possível perceber uma melhora significativa no desempenho durante a execução dos programas.
Confira abaixo as principais novidades do Ubuntu:
Desempenho - Ficou evidente o resultado do esforços dos desenvolvedores em tornar o sistema operacional significativamente mais rápido. De acordo com o anúncio da Canonical, muitas das melhorias implementadas visam otimizá-lo para a ser usado também em dispositivos móveis. Se tratando de estabilidade, o que era bom, parece estar ainda melhor. Inclusive, instabilidades que atingiam uma pequena parcela de usuários foram corrigidas.
Mais social – A integração com redes sociais já existia, mas nessa versão ficou ainda mais fácil de compartilhar conteúdo e trocar mensagens com os amigos. No Dashboard, agora permite visualizar as atualizações, menções e mensagens diretas no Twitter, ou publicações dos amigos nas redes sociais.
Busca de imagens – Um outro recurso muito útil presente no Dashboard é a busca de imagens no diretório local ou as que foram publicadas nas redes sociais.
Múltiplas Áreas de Trabalho – Uma das carências que o Unity, interface gráfica padrão, possuía era não oferecer nativamente o suporte a múltiplas Áreas de Trabalho. Agora os usuários podem contar nativamente com esse recurso gráfico, com ele a produtividade aumenta consideravelmente, principalmente para quem possui apenas um monitor.
Usabilidade e aparência – Também é possível perceber um refinamento em detalhes como a tela se término da sessão, animações nos ícones, efeitos de transição de telas,
Também são destaques no Ubuntu 13.04, a versão do kernel Linux 3.8.8, LibreOffice 4.0 e Unity 7.
Fotos: Divulgação/Canonical