Publicar imagens na internet é uma prática cada vez mais comum. Além de divertida, pode servir para a divulgação de eventos ou incidentes. Para isso, basta ter em mãos um aparelho celular com câmera ou uma câmera digital. A qualidade das fotografias dependerá da habilidade do internauta e das especificações da câmera usada. Porém, ao publicar as imagens em sites, fotologs, álbuns virtuais e redes sociais, é preciso ter o cuidado em ajustar o tamanho das imagens para que elas possam ser visualizadas rapidamente por todos os usuários, mesmo aqueles que não dispõem uma internet de alta velocidade.

Esses ajustes se devem ao fato de que, dependendo do tamanho em imagens em bytes, a visualização pode ser mais “custosa”. O procedimento de ajustes na imagem não requer conhecimentos avançados, apenas é preciso entender alguns conceitos básicos sobre edição de imagens. Nas dimensões das imagens, ficam definidas especificações de largura e altura --a resolução diz respeito à qualidade da imagem. Isso significa que é possível ter uma imagem com dimensões reduzidas, mas com uma ótima resolução. Quanto maior for a resolução, maior será a qualidade da imagem, o que implicará num tamanho maior de arquivo.

Para uma imagem destinada à publicação na web, o ideal é que o tamanho do arquivo não ultrapasse 200 KB. Esse equilíbrio pode ser obtido conciliando o redimensionamento da imagem, sem abrir mão da resolução. Vale salientar que, se a imagem foi gerada em baixa resolução, não será possível aumentá-la. Se ela estiver em alta resolução, é possível reduzi-la para que não seja gerado um arquivo tão grande.

Nesta coluna, apresentarei maneiras de ajustar facilmente as imagens, para que elas fiquem num tamanho apropriado para serem publicadas na internet.

Programas gratuitos que diminuem o tamanho da foto
Existem programas gratuitos e serviços na internet em que o internauta pode usar para a edição de imagens. Vamos dar uma olhada nas ferramentas mais populares.

Photoshop Online (site do programa) é um serviço gratuito em que é possível adicionar uma biblioteca de imagens ou enviá-las individualmente para o site. A interface segue o padrão dos principais programas de edição, conta com uma palheta lateral de ferramentas, filtros, camadas, recursos de rotação. Para enviar uma imagem ao serviço, clique em “Abrir imagem do computador” e aguarde enquanto ela é carregada. No menu localizado no topo da página, clique em “Imagem> Tamanho de imagem”, será exibida uma janela em que as novas dimensões deverão ser informadas.

Deixe marcada a opção “Restringir proporções”, digite o valor de 620 pixels para a largura. O valor de altura será calculado proporcionalmente de maneira automática, e clique em “Ok”. Para salvar as alterações, clique em “Arquivo> Salvar...”, digite o nome; em formato a opção JPEG (Bom para a maioria das fotos); qualidade o valor 90.

Mas é preciso observar qual é o tamanho que será gerado, essa informação fica visível logo acima do botão OK. O objetivo é não ultrapassar 200KB, mas se isso ocorrer, reduza um pouco o valor da qualidade, porém, não menos do que 80 para não comprometer a qualidade da imagem, clique em “OK” para salvar a imagem recém editada.

Picasa (site do aplicativo), é o aplicativo e serviço on-line de armazenamento de imagem desenvolvido pela Google. O programa está disponível para Windows, Linux e Mac OS X. O procedimento de redimensionamento de imagens é ainda mais simples. Após tê-lo instalado, na primeira execução o programa irá listar todas as imagens armazenadas no HD. Também é possível adicionar novas pastas, mesmo após a varredura feita pelo Picasa.

Selecione as imagens que serão redimensionadas, arrastando-as para área localizada no canto esquerdo inferior da tela. Após clique em “Export”, informe o valor de 620 pixels e a qualidade da imagem pode ser definido em 90 (as mesmas propriedades no exemplo anterior), e clique em “OK” para finalizar. A imagem selecionada ficou um um tamanho bem abaixo do limite, mas sem ter perdido qualidade.

Existem outros programas e serviços gratuitos muito bons em que o procedimento é semelhante ao apresentado para o Picasa e o PhotoShop Online, fica a critério do leitor escolher a ferramenta que melhor lhe agradar. Se tiver alguma dúvida, não deixe de postá-la na área de comentário.