Anunciada em janeiro desse ano, busca social do Facebook foi lançada em julho para os usuários da rede social com perfil em inglês. Ainda não foi divulgada uma data para os perfis em português. Mas se você mudar o seu perfil para inglês como primeiro idioma é possível fazer a pesquisa.

A busca social (Graph Search) é um aprimoramento da pesquisa de informações na rede social. A relevância em que os resultados são apresentados é baseada naquilo que ele "curtiu", no conteúdo compartilhado (comidas, lugares, músicas, games, fotos etc.). Desse modo fica muito mais simples localizar amigos que possuam gostos em comum e páginas específicas sobre o assunto pesquisado. Basta digitar, por exemplo, como se espera obter a informação – "amigos que gostam de pôquer", também é possível passar detalhes adicionais, como "amigos que gostam de pôquer e que moram em São Paulo". Mesmo que os usuários estejam com o perfil em português, eles aparecerão nos resultados da pesquisa.

O recurso é promissor, no entanto enquanto não houver a tradução para o idioma local, os parâmetros de pesquisa devem ser informados em inglês. Ainda não há uma data prevista para que a busca social esteja disponível em outros idiomas.

Com a busca social, candidatos à uma vaga de emprego conseguem pesquisar mais facilmente informações sobre empregadores em potencial, assim como sobre amigos, ou amigos de amigos que sejam colaboradores da empresa. Dessa maneira fica mais fácil estreitar relações comerciais e estabelecer conexões profissionais, o famoso networking, que até então não eram o foco da rede social.

Dicas para quem está procurando emprego

A busca social ainda não permite que as pesquisas sejam feitas em português, porém não é impedimento para os leitores que desejam explorar o recurso. Vamos supor que o objetivo é pesquisar por pessoas que morem numa num bairro em uma determinada cidade, digite "Employees of people who live in São Paulo, Morumbi" (empregados de pessoas que vivem em São Paulo no bairro do Morumbi).

Uma busca sobre amigos que trabalham no G1, digite na caixa de busca 'My friends who work at G1', ou então o objetivo é pesquisar sobre os amigos de amigos que trabalham no G1, digite na caixa de busca 'Friends of friends who work at G1'.

Um outro exemplo de uso da busca social – pesquise a empresa em que ex-colegas de faculdade ou escola estão trabalhando, digite da caixa o seguinte parâmetro "Employers of my friends who went to o nome da instituição". O recurso irá propor alternativas de instituições que o usuário estudou para tornar a pesquisa ainda mais simples.

Vale salientar que as informações referentes a escola, empregador, cidade da residência atual, cidade natal, devem estar acessíveis para garantir a eficiência da busca social.

Dicas para quem está procurando empregados

Aqueles que estão procurando novos empregados também podem se beneficiar da busca social. Por exemplo – o objetivo é encontrar jornalistas que residam em São Paulo, digite na caixa de busca "journalist in São Paulo". Como foram muitos os resultados obtidos na busca, o ideal é que a "pergunta" seja refinada. Então é possível pesquisar por jornalistas que morem em São Paulo e que tenha se formado em 2012. Para obter o resultado esperado, adicione a mais o detalhamento sobre o ano da graduação - "journalist in São Paulo and graduated 2012".

São muitas as combinações de argumentos que podem ser usadas na busca social, devido a sua grande flexibilidade, basta digitar a pergunta exatamente da maneira com se estivesse perguntando para alguém uma determinada informação.

Privacidade
A busca social é baseada nas preferências dos usuários. Para que ela seja eficiente todas as informações do perfil que não estiverem restritas serão consideradas na pesquisa. Por essa razão, para os usuários que quiserem refinar o acesso as suas preferências pelo mecanismo de busca, é recomendável que revisem as suas configurações de privacidade e, se for o caso, redefinam o nível de acesso aos seus dados pessoais.