Startup brasileira visitará o país do 'Angry Birds'
O Ibope levará uma startup brasileira para a terra do game "Angry Birds". Antes que comecem a pensar que os empreendedores brasileiros serão levados para um lugar onde pássaros barulhentos são arremessados por estilingues e voam pelos ares antes de acertar porcos verdes, estamos falando da Finlândia, okay.
O Brasil sediará pela primeira vez uma etapa regional do Slush Startup Conference e classificará uma empresa iniciante para ir até Helsinque com todas as despesas pagas. A reunião de empreendedores e investidores que ocorre na capital finlandesa foi uma forma dos donos de startups de sucesso como Rovio (desenvolvedora do "Angry Birds"), Skype, MySQL, Badoo e Prezi criassem uma maneira de deixar o ambiente de inovação menos inóspito do que o encontrado quando começaram suas carreiras.
“Se você pensar no tamanho do país em que apareceram todas essas empresas é quase assustador”, diz Antônio Wanderley, executivo do Ibope Media. “Os fundadores dessas empresas sabem o quanto sofreram como startups e ajudam a nova onda de empreendedores.”
“Essas empresas nasceram de uma forma mais orgânica e os seus fundadores se organizaram para tentar viabilizar o surgimento de novas empresas como as deles de forma mais organizada”, explica o executivo.
Apesar da forcinha aos empreendedores, inóspito é a própria definição da época do ano em que ocorre o Slush. No meio de novembro, acontece no auge do inverno finlandês e o nome Slush é uma homenagem a isso, pois significa a mistura de neve derretida com terra.
No país, o evento se chamará Startup Sauna Rio e também é uma analogia –e uma brincadeira. Só que à descontração misturada à pressão. “A ideia é tentar fazer o pitch [apresentação] da sua empresa dentro de uma sauna. É algo que tem uma pressão envolvida, mas tem um ambiente inesperado dentro do inverno”, diz Wanderley. Mas logo explica: “Definitivamente a agente não vai montar uma sauna na UFRJ, botar todo mundo de toalha e fazer eles fazerem o pitch”.
Até 31 de outubro, os interessados poderão enviar a ideia da ideia de sua startup para a página na internet do evento. O comitê organizador do Startup Sauna escolherá as cinco melhores que farão uma apresentação aberta ao público na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Organizado há apenas trinta dia, o Startup Sauna é a forma do Ibope dar um empurrãozinho para ajudar o ecossistema de inovação do Brasil a crescer.
“A gente acredita que para o ibope crescer tem a missão de fazer o mercado brasileiro crescer. Hoje, todo o processo de inovação de um mercado está muito conectado ao espírito empreendedor. A gente acredita que ações como essa e o espírito empreendedor vão ajudar o Brasil”, diz.