Por Gustavo Petró

Criar jogos de videogame no Brasil não é tarefa das mais fáceis por conta do alto valor de se criar um jogo eletrônico. Mas para conseguir colocar suas criações no mercado, a startup m.gaia, de Bauru, no interior paulista, aposta em um método para arrecadar fundos que é bastante popular nos Estados Unidos: entraram com um pedido no site “Kickstarter”.

A entrada no site tem como objetivo lançar seu mais novo game, “Soul Gambler” (clique aqui para acessar a página), uma aventura para PC, smartphones e tablets com os sistemas Android, iOS e Windows Phone. O m.gaia studio pediu US$ 5 mil em doações – valor que deve ser batido nos quatro dias que faltam para o encerramento da proposta.

“Soul Gambler” é uma história interativa inspirada no conto “Fausto”, de Goethe, que fala sobre um homem que vendeu sua alma a Mefestófolis, o diabo. No jogo, o personagem Fausto vende a alma e entra em uma aventura para recuperá-la. Ao longo da história, que tem versões em inglês e em português, o jogador deve fazer escolhas fundamentais que alteram os rumos do game.

“A ideia [para criar ‘Soul Gambler’] era fazer um jogo diferente, mais focado na história do que as outras linhas de games mais simples, focados na habilidade do jogador, como ‘Angry Birds’. Queríamos entrar no nicho das histórias móveis”, conta Tulio Soria, um dos sócios do m.gaia. “O game cria um nicho de contar histórias em dispositivos móveis, que não existe. Distribuir games de graça não era um modelo que estávamos trabalhando. Lançamos um capítulo gratuito e, após conseguir a meta do ‘Kickstarter’, vamos continuar fazendo novos capítulos”, explica Soria.

O estúdio foi fundado após Soria e colegas terem vencido a competição tecnológica Imagine Cup em 2008 com o game “City Rain”.

O jogo foi desenvolvido em código HTML5, permitindo que ele rode em diversas plataformas. Uma demonstração gratuita já está disponível (clique aqui para acessar). Uma demonstração gratuita, com um capítulo do jogo foi lançada no dia 17 de dezembro de 2012 (clique aqui para baixar a versão de PC). “Queríamos testar a popularidade do jogo sem nenhuma divulgação”, diz o executivo. Na quarta-feira (9), já haviam sido feitos mais de 40 mil downloads do game, segundo dados fornecidos pelo m.gaia ao G1.

Dois fatos surpreenderam: o game ter tido mais de 23 mil downloads para o sistema Windows Phone – que não é muito popular – e ter obtido apenas 261 downloads na loja Google Play, dos smartphones com sistema Android. Para iOS, foram mais de 12 mil downloads.

Soria afirma que o “Kickstarter”, que não funciona no Brasil, se tornou uma ferramenta importante para desenvolvedores de games de todo o mundo, que podem conseguir fundos para seus projetos que, de outra maneira, não seria possível. “A comunidade do site é muito forte e divulga os trabalhos apresentados lá. São jogos que as grandes empresas não têm vontade de investir. É um modo de falar diretamente com o consumidor e entregar o que ele deseja”.

Após a meta alcançada no “Kickstarter”, “Soul Gambler” será lançado em junho por US$ 5 para PC, smartphones e tablets. O m.gaia vai criar mais capítulos para terminar a história e a meta é investir neste gênero de games. “Passamos um ano e meio desenvolvendo um motor para usar em jogos de história interativa. Após o lançamento de ‘Soul Gambler’, queremos criar novos títulos similares com esta ferramenta”.