EasyTaxi faz acordo com WeChat para pedido de táxi ser feito pelo chat
Imagine conversar com um amigo por meio de um aplicativo e, após ele compartilhar a localização do bar onde está, poder chamar um táxi sem ter de recorrer a outro app.
Uma tabelinha de aplicativos Brasil-China pode fazer a cena acima virar realidade em questão de tempo. Os brasileiros da Easy Taxi fecharam uma parceria com os chineses do WeChat para que as pessoas possam solicitar táxis dentro do app de bate-papo. O novo recurso começou a funcionar nesta quarta-feira (16), em Cingapura, na Ásia, segundo informou o Blog Start.up o presidente-executivo e fundador da Easy Taxi.
O app possui uma aba de serviço que reúne ferramentas de parceiros. Na versão destinada ao país, os usuários podem jogar games e pagar contas sem sair do app. Já o WeChat chinês possui desde janeiro um serviço de agendamento de táxi que, em apenas um mês, proporcionou 21 milhões de corridas.
Segundo Gomes, Cingapura é o maior mercado na Ásia para a Easy Taxi. Para popularizar o novo recurso, os clientes que chamarem táxis pela ferramenta receberão um desconto de US$ 5, e os motoristas que completarem as corridas receberão US$ 1 a mais.
Além do país asiático, a empresa opera em outros 31 países e atende a 10 milhões de usuários --destes, cerca de 40% são brasileiros. São 201 taxistas cadastrados em todo o mundo. “Como o WeChat é líder de mercado na Ásia, a gente escolheu [Singapura] porque fica mais fácil rodar um piloto em um cenário mais favorável”, afirma.
Segundo Gomes, a negociação não foi fácil; durou entre dois e três meses para que os chineses se convencessem a levar o app brasileiro para dentro do WeChat, que é usado por 465 milhões de pessoas e, na Ásia, deixa o WhatsApp comendo poeira.
Se tudo der certo, a experiência será levada a outros locais e, segundo Gomes, “talvez” chegue ao Brasil. “Se os números forem o que a gente espera, aí sim a gente vai conversar sobre como escalar.”
No jargão das startups, “escalar” significa expandir a abrangência --seja geográfica, seja funcional-- de uma determinada aplicação. Talvez o início da parceria, e não a chegada do recurso ao Brasil, já seja por si só a forma de “escalar” buscada pelo presidente-executivo da Easy Taxi.
Foto: Tallis Gomes, presidente-executivo e fundador da Easy Taxi, aplicativo para pedir táxis (Divulgação)