Gerenciador brasileiro de blogs concorre a prêmio da Evernote de startup do ano
Ressuscitado da era de ouro dos blogueiros -- já podemos falar com esse saudosismo todo? --, um gerenciador brasileiro de blogs concorre ao prêmio de startup de 2014 no concurso da Evernote, empresa norte-americana que desenvolve o aplicativo para lembrar os usuários das coisas (leiam-se: textos, artigos, citações etc).
O Blogo surgiu em 2008 e depois sumiu. Foi relançado para valer em agosto e já chamou a atenção da companhia do Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Não é à toa que concorre ao Evernote Platform Awards 2014. Vejam só: em uma plataforma só é possível administrar vários blog, que podem estar hospedados no WordPress, Tumblr ou Blogger. Também é possível dispensar o Photoshop -- sorry, Adobe -- e editar fotos lá também: cortar imagens, aplicar filtros, ajustar brilho e contrasta, além de redimensionar o tamanho.
Para facilitar, há um único lugar para moderar os comentários. Com a instalação de uma extensão nos navegadores (por enquanto: Chrome e Safari; em breve: Firefox e Opera) é possível incorporar diretamente em uma postagem os links, imagens e vídeos interessantes achados pela internet afora, além de enviar ao post citações -- com as fontes já incluídas. O aplicativo é apenas para Macs -- sorry, Windows. É possível baixar o app de graça até esta sexta-feira (15).
Mas não é por nada disso -- ou melhor, é também por isso -- que o Blogo entrou na mira da Evernote. O gerenciador tem uma conexão com o aplicativo que permite ao blogueiro criar conteúdos a partir de qualquer aparelho. E também facilita o trabalho dos profissionais da escrita.
Funciona assim: ao iniciar o Blogo, é possível associar uma conta do Evernote; a partir daí, é possível escrever posts de blog em todo tipo de aparelho (computador, smartphone ou tablet) por meio do app da Evernote; para que o conteúdo chegue ao Blogo, basta sincronizar com o app. Só não dá para publicar: isso só pode ser feito no Blogo.
Para levar o caneco, o Blogo vai ter que reunir mais votos para bater o Swiper (um app da Dinamarca que administra tarefas para iPhones e iPads), o Gneo (um app da Irlanda para iPhones e iPads que organiza afazeres), o Refresh (um app dos Estados Unidos para iPhones que ajuda a preparar para reuniões), o Do (uma aplicação web dos Estados Unidos para organizar reuniões) e o Olset (uma aplicação web dos Estados Unidos que sugere hotéis baseada em notas no Evernote).
A disputa parece que vai ser dura. Segundo a Evernote, no entanto, ter uma startup brasileira entre as finalistas já mostra o comprometimento dos empreendedores do país em se destacar no resto do mundo. Dá para votar no Blogo e levar os brasileiros para o alto do pódio -- vai ter pódio, produção? Confirma? Que seja: o link para a votação é esse aqui ó. Os vencedores serão revelados em setembro durante a Conferência Anual da Evernote.
Foto 1: Os cofundadores da startup Blogo, um gerenciador de blogs: Renan Protector, Ivan Neto e Amure Pinho. (Divulgação/Blogo)
Foto 2: Blogo, gerenciador brasileiro de blogs, possui conexão com o app Evernote. (Divulgação/Blogo)
Foto 3: Blogo, gerenciador brasileiro de blogs. (Divulgação/Blogo)