Eliminar a frase “se não gostar, troca, viu!” da entrega de presentes é um dos objetivos da equipe criadora do DivideAi (acesse aqui), liderada por Rick Freitas, designer e empresário de 29 anos. Por meio do site, o usuário consegue criar uma lista de presentes e rachar o valor final da conta em algumas cotas, que poderão ser dividas entre os amigos e familiares, na clássica “vaquinha”.

“Todo mundo gosta de ganhar presentes e presentear, mas não é fácil saber o que as pessoas realmente querem ganhar”, conta Freitas. “A gente faz a compra e já diz que pode trocar, o que reflete um constrangimento se o presente for ruim ou repetido.” Pela plataforma do DivideAi, diz o empresário, cada familiar pode contribuir com um pedacinho de algo que realmente importa para a pessoa querida.

Freitas lembra que pensou na ideia e a compartilhou com seus amigos, que acabaram se tornando seus sócios na criação da startup. Estão junto com ele na empresa Silvio Vaz, Danilo Ferreira, Simône Dellefrate e Jefferson Campos. A versão beta do site foi ao ar já em setembro de 2012 e a expectativa é que o lançamento oficial seja feito ainda neste início de 2013.

Segundo Freitas, o investimento inicial veio de reservas do grupo de fundadores. Agora, a equipe quer participar em um processo de aceleração e procurar novos investimentos.

“Marinheiro de primeira viagem” no mundo das empresas, Freitas conta que descobriu sua motivação empreendedora ao ser convidado para projetar o site de outra startup. “Encontrei pessoas que compartilham desse sonho e resolveram arriscar comigo”, conta.