Pacotão: quando ocorre a infecção a partir de um pen drive infectado?
Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.) vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quintas-feiras.
>>> Infecção via pen drive, desempenho, contas de usuários
Gostaria de saber:
1- A infecção por vírus ocorre logo no momento em que conectamos um pen drive ou HD externo ou ainda um cartão de memória ao PC ou notebook ou é necessário que abrir as pastas?
2- Se mantivermos o notebook “frio” usando um “cooler” o desempenho melhora ou pelo menos não piora?
3- Li um outro artigo seu, neste blog, em que se recomenda o uso de contas de usuário distintas para a navegação e outra para o uso em internet banking e compras on-line. Essa conta para uso bancário precisa ser com poderes de administrador ou uma conta normal serve? No Windows 8 os nomes das contas parecem ter mudado, como seria usar essas contas nesse SO?
Andre
1- A infecção não deve ocorrer. Há atualizações de segurança para o Windows XP e Vista que impedem a execução de programas no momento em que um pen drive ou HD externo for conectado ao PC. No Windows 7 e no Windows 8, esse comportamento é padrão - a "reprodução automática" não vai executar automaticamente um programa malicioso em mídia externa.
Em sistemas desatualizados, não há "regra". Normalmente, a execução se daria apenas ao conectar o pen drive, pelo próprio recurso de reprodução automática do Windows. Mas, mesmo que esse recurso esteja desativado, existem brechas de segurança no Windows que podem ser ativadas pela listagem de arquivos em uma pasta, por exemplo. É por esse motivo que manter o sistema operacional atualizado é fundamental.
2- Essa pergunta não é de segurança, mas vamos lá: não é manter o computador frio que aumenta o desempenho do computador. Na verdade, boa parte dos computadores fabricados hoje em dia adotam proteções contra superaquecimento, forçando a redução de desempenho no caso de o sistema aquecer excessivamente. Em outros casos, o computador força o desligamento do sistema quando o calor se torna prejudicial. O uso de refrigeração adequada para o computador não chegar a níveis perigosos de calor é sempre importante para o funcionamento correto do sistema.
3- Se não houver dificuldade para usar o software bancário na conta normal, a preferência é que ela seja usada. Os tipos de conta no Windows 8 ainda são os mesmos das versões anteriores do Windows.
>>> Firewall do Windows
Uso internet para operações bancárias e compras com cartão. O firewall do Windows é suficiente? Se não, qual usar?
Márcio
Não é trabalho do firewall do Windows proteger você nessas situações, Márcio. O principal trabalho do firewall em um computador doméstico é impedir ataques que chegam da rede. Nesse aspecto, o firewall do Windows é suficiente.
Para um controle mais completo sobre como todos os aplicativos instalados no sistema que interagem com a internet é preciso usar um firewall que ofereça essa função. Porém, é difícil configurar esse tipo de firewall e eles em geral não oferecem controle sobre todas as formas que dados podem vazar do seu computador, de modo que em geral não vale a pena perder tempo com isso, a não ser que você tenha um motivo muito bom para isso.
O firewall do Windows é suficiente para quase todo mundo. O detalhe, claro, é que você precisa adotar outras proteções, como o antivírus e as atualizações do sistema, bem como ficar atento para não digitar suas informações em sites falsos.
>>> Mensagem no Whatsapp
Olá, recebi hoje uma mensagem via Whatsapp que dizia que deveríamos enviar mensagens para nossos contatos e os usuários frequentes não teriam que pagar por mensagem enviada dentre outras coisas. Minha primeira ação foi divulgar. Depois fiquei muito desconfiada (mas já tinha enviado a mensagem) e fui pesquisar na internet. Localizei num site especializado em antivírus que trata-se de um phishing.
Meu celular é um iPhone. Qual a chance de roubo de dados e outros malefícios no aparelho e no iPad já que faço uso do iCloud?
Obrigada
Andréia Amaral
Se a mensagem tinha algum link que pedia alguma senha, Andréia, realmente era phishing. Se não existia nenhum link, era só mais uma "pegadinha" na internet - há muitas dessas em circulação, sempre contendo informações falsas. Não há nenhum "prejuízo" em compartilhá-las, exceto perder seu tempo e seguir espalhando uma mentira.
Para celulares e tablets de qualquer tipo, os maiores riscos para o roubo de dados são o uso de redes Wi-Fi públicas, mesmo as que tiverem senhas, e "esquecer" o aparelho em algum lugar, especialmente se ele não tiver senha para ser desbloqueado. A pessoa terá acesso a suas mensagens, e-mails e quaisquer outras contas cadastradas no celular.
O pacotão da coluna Segurança Digital vai ficando por aqui. Não se esqueça de deixar sua dúvida na área de comentários, logo abaixo. Até a próxima!