Uma chave capaz de decifrar um software armazenado em um compartimento "secreto" do iPhone foi vazada na web por um hacker que usa o apelido de "Xerub". O Secure Enclave Processor (SEP), como é chamado pela Apple, é uma área especial responsável por algumas funções de segurança do iPhone, entre elas o reconhecimento de digital (Touch ID).

O SEP atua como um processador separado do principal, com sua própria memória criptografada. A programação executada nesse processador também é criptografada, e é esse código que agora poderá ser acessado por pesquisadores, curiosos e criminosos. O SEP é parte dos processadores da Apple desde o A7, usado no iPhone 5S, de 2013.

No momento, o vazamento não compromete dados de usuários. A chave não permite, por exemplo, decifrar os dados de um iPhone que teve seu armazenamento criptografado.

Porém, a chave dará acesso a um código que operava em uma região de "segurança máxima" do iPhone, o que significa que há uma chance maior de vulnerabilidades serem encontradas.

Não se sabe como Xerub obteve a chave secreta.

(Foto G1)
Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para [email protected]