Pacotão: existe alguma forma de 'sumir' dos resultados do Google?
Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quintas-feiras.
>>> É possível "sumir" do Google?
Bom dia. Como faço para que ao ser digitado meu nome no google, não apareça tudo sobre mim? Ou seja, não queria eliminar Facebook, blogs ou Twitter… Mas não gostei de digitar meu nome e me ver assim tão exposta. Há possibilidade pra que isso não aconteça?
Magda Cristina Schulz
Não. O Google apenas exibe os conteúdos que estão na internet. Logo, para que um conteúdo não apareça no Google, ele também não pode estar disponível publicamente na internet.
No caso do Twitter e do Facebook, há opções de privacidade que limitam o que aparece publicamente. Dessa maneira, o conteúdo também não será exposto no Google ou para os visitantes que chegarem ao seu perfil por meio do Google.
No caso dos blogs, alguns serviços possuem uma opção que reduz a exposição no site em mecanismos de busca. O problema, nesse caso, é que ninguém poderá encontrar seu blog ao pesquisarem na web por algum assunto que você descreveu. Se o conteúdo não é para ser encontrado, para que estar online? Nesse caso, é melhor usar algum recurso (que também é oferecido em alguns casos) que limitam o acesso ao site com uma senha ou outro tipo de restrição, de modo a impedir que o conteúdo seja acessado.
Lembre-se que, além do seu Twitter, blog e perfil no Facebook, todos os comentários que você deixou em outros blogs (inclusive este aqui, na coluna) serão localizados quando alguém pesquisar pelo seu nome. Dependendo das circunstâncias, você também pode reduzir a exposição evitando o uso do seu nome completo, ou então adotar um pseudônimo para publicações na web.
>>> Adware: pop-ups e propagandas no Chrome
Utilizo o Google Chrome como navegador padrão. Ao acessar algumas páginas abre-se espontaneamente uma nova janela ou aba com links totalmente desconhecidos (e variam) com conteúdos de jogos online. Geralmente abre-se quando estou realizando algum login na página (o que preocupa-me muito com a possibilidade de roubo de senhas).
Também ao navegar por sites que contenham produtos (como grandes redes varejistas), ao passar o cursos por cima de algum produto surge um botão “scanning” e aparecem telas menores e inferiores com informações de produtos similares de outros sites de compra coletiva. Na parte superiores desta janela aparece a informação “Safe saver”.
Gostaria de saber do que trata-se e como eliminar estes erros e possíveis vírus (ou similares), eis que não consegui com as varreduras padrões do antivírus que não detecta nenhuma ameaça.
Iberê Pinheiro Filho
Iberê, isso que você descreve é um comportamento comum de "adwares" - softwares que exibem propagandas. Às vezes, eles são instalados acidentalmente quando você autoriza algum download no navegador. Em outros casos, eles são instalados juntos de outros softwares, como "programa patrocinador", e alguns sites de download também possuem "instaladores" que eventualmente instalam esse tipo de software - também como forma de patrocínio.
Primeiro, é importante verificar no Painel de Controle, em "Adicionar ou remover programas", se há algum item na lista com o nome do adware, que aparentemente no seu caso é "Safe Saver".
Depois, é preciso verificar as extensões dos navegadores. Consulte esta coluna anterior para ver como. Se não souber qual extensão deve desabilitar, desabilite todas as extensões e veja se o problema para. Caso pare, ative as extensões uma a uma, até identificar qual é a culpada pelo transtorno.
Com isso, os problemas devem parar. No entanto, adwares às vezes não são instalados sozinhos. Dessa forma, podem existir outros softwares, e alguns são mais difíceis de remover e necessitarão de passos específicos, ou até de alguma ferramenta mais adequada. Por serem softwares comerciais e de remoção complicada, antivírus nem sempre detectam e removem esses programas adequadamente.
>>> Monitoramento do provedor
Existe alguma forma do provedor de internet visualizar as paginas que acesso? Obrigada!
Ane
Claro, Ane. O provedor tem acesso a todas as suas comunicações, da mesma forma que serviço de correio tem acesso às suas cartas. O provedor só não terá acesso direto às comunicações que forem criptografadas (como acontece nas conexões com HTTPS, que tem o cadeado no navegador - no site do seu banco, por exemplo).
No entanto, o provedor não pode espionar as comunicações de seus clientes. Ele só pode fazer isso mediante uma ordem judicial e para fins de investigação da polícia. Interceptar comunicações telemáticas sem autorização é crime.
O mesmo vale, também, para a rede do trabalho e outras organizações. No entanto, nesses casos, a rede não é sua e pode haver algum tipo de monitoramento na rede em determinadas circunstâncias e com o devido consentimento de quem está usando a rede.
O pacotão da coluna Segurança Digital vai ficando por aqui. Não se esqueça de deixar sua dúvida na área de comentários, logo abaixo. Até a próxima!