Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.


Fraude tem foto de garotas e deseja um feliz Natal.

No final do ano, muitas empresas começam a enviar mensagens a seus clientes desejando um feliz Natal. Enquanto isso, as lojas de comércio eletrônico criam promoções também com o tema do Natal. Por outro lado, os criminosos também não deixam a data passar em branco: os golpes natalinos – como os de outras datas festivas – são uma tradição e, no Brasil, o “presente” é normalmente um vírus capaz de roubar senhas de banco, milhas aéreas e contas de redes sociais.

A coluna reuniu alguns golpes – a maioria com circulação no Natal de 2010. e um já de 2011 – para mostrar algumas formas de uso da data para o crime virtual. Mas é importante ficar atento: os golpes podem tomar várias formas e com certeza não serão iguais aos do ano passado. Na dúvida, infelizmente, o melhor é não abrir as mensagens que chegarem.

Os criminosos fazem questão de usar marcas conhecidas em seus e-mails e não ficam tímidos na hora de prometer “presentes grandes”. Em um golpe que circulou durante o Natal de 2010, os criminosos prometeram um notebook.

 

Golpe  traz texto sobre presente relacionado a notebooks.

 

Outra mensagem que circula durante o ano todo e que pode ganhar força nessa época traz o assunto de falsos telegramas dos Correios. A mensagem apenas pede que o internauta clique em um link para ler o telegrama. Quem fizer isso corre o risco de o computador infectado – imediatamente, se o sistema estiver desatualizado, ou mediante um download, caso o sistema esteja com as atualizações de segurança em dia.

 

Mensagem diz que usuário recebeu um telegrama dos correios.

 

Embora em alguns casos as mensagens façam grandes promessas para convencer as vítimas a acessar os links fornecidos, nem todos os golpes fazem tanto esforço. Esses e-mails ainda podem chegar de endereços conhecidos quando amigos seus forem infectados com vírus ou tiverem suas senhas roubadas de alguma forma. Aparentemente inofensivo e sem imagens, o texto despretensiosamente faz a vítima clicar. E o clique pode, mais uma vez, trazer um vírus.

 

Mensagem sem imagens e apenas texto tenta capturar a atenção da vítima.

 

A principal atitude é confirmar com os amigos quando receber um cartão ou mensagem. Faça isso por telefone ou mesmo pessoalmente quando houver a oportunidade.

No caso de promoções, os links em e-mail não devem ser acessados. Visite o site da loja manualmente, pesquisando o nome dela em um mecanismo de busca se você não souber o endereço. Não confie em endereços apresentados na mensagem. Se você não conhece a loja, ignore – na melhor das hipóteses, é spam (mensagem indesejada), o que você também quer evitar.

Mensagem traz suposta foto de um Papai Noel tarado

Infelizmente, a existência de golpes virtuais complica o recebimento das mensagens de Natal. Mas não se preocupe: de modo geral, não há problema em abrir as mensagens para leitura. O problema existe apenas quando você segue links nas mensagens. Ou seja, ainda dá para ler os e-mails que mandam para você.

Se você pensa em mandar uma mensagem de Natal para alguém, mande-a no corpo da mensagem. Evite anexos e links.

Além dessas dicas, vale as mesmas recomendações já feitas anteriormente na coluna Segurança Digital: mantenha o sistema operacional atualizado com a opção do Windows Update no Painel de Controle e atente para alertas de atualizações disponíveis para seu navegador web e plug-ins. Instale o quanto antes essas atualizações, porque elas são essenciais para manter seu computador seguro.