Por g1 Vale do Paraíba e Região


Santa Casa de Misericórdia de Jacareí — Foto: Divulgação/Prefeitura de Jacareí

A Prefeitura de Jacareí anunciou, na tarde desta segunda-feira (16), o fim da intervenção municipal na Santa Casa do município. A administração autônoma da entidade deve começar a partir do dia 6 de janeiro de 2025.

Segundo a Prefeitura, uma cerimônia para a celebração da transição definitiva da gestão da Santa Casa foi realizada no último sábado (14). Agora, segundo a Prefeitura, a administração da Santa Casa será de responsabilidade da Irmandade.

Com o fim da intervenção, o município deve manter aporte financeiro ao hospital, para continuar com o atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em abril deste ano, o prefeito Izaías Santana (PSDB) chegou a anunciar o fim da intervenção, explicando que o encerramento era devido ao pagamento das dívidas fiscais e trabalhistas à época.

Dois meses depois, no entanto, a Prefeitura de Jacareí prorrogou a intervenção por pelo menos mais um ano. À época, a administração explicou que a decisão foi necessária porque o projeto de lei para devolver a administração da unidade à Irmandade ainda não havia sido votado na Câmara Municipal.

O projeto de lei foi aprovado pela Câmara em agosto. Desde então, foi realizada uma transição, para que a Santa Casa pudesse voltar a atuar de forma autônoma.

A Santa Casa está sob intervenção da gestão municipal desde 2003. Na época, a medida foi tomada porque o hospital passava por uma crise financeira, com dívidas de cerca de R$ 30 milhões.

A Santa Casa de Misericórdia de Jacareí foi inaugurada em 1861, mas passou por diversos problemas financeiros, até acontecer a intervenção pela prefeitura, em 2003.

A unidade é considerada uma referência para atendimento de saúde dos moradores de Jacareí, Santa Branca e Igaratá.

Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!