Presidente Lula (PT) visita ITA e Embraer e diz que pretende investir na indústria e na defesa. — Foto: Jefferson Santos/g1
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu agenda em São José dos Campos, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (26). Na visita, ele esteve na sede da Embraer, empresa brasileira de aviação, e também no ITA, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica.
O presidente chegou de avião ao aeroporto da cidade por volta das 14h30, após cumprir agenda em Minas Gerais. Ao desembarcar em São José, o presidente foi ao ITA e ao IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), onde, acompanhado de ministros e do Comandante da Aeronáutica, conversou com alunos e militares.
Junto do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), Lula inaugurou um bloco do alojamento estudantil, com capacidade para 80 alunos. A estrutura faz parte do projeto de expansão do instituto.
O presidente fez um discurso para estudantes do ITA e oficiais do DCTA, no qual falou sobre a importância de investimentos na indústria de defesa e na posição do Brasil na geopolítica internacional.
"Tudo isso exige que a gente tenha um pouco de responsabilidade na construção de uma indústria de defesa muito forte. Uma indústria de defesa é pra gente evitar guerra, não é pra gente fazer guerra. Uma indústria de defesa é para as pessoas saberem que o Brasil está preparado e que através dessa indústria de defesa a gente pode ter projeto e pode ter decisões cientificas e tecnológicas pra ajudar outro ramo da indústria brasileira”, disse o presidente durante o discurso.
“Pra isso, nós temos que colocar na cabeça que nós temos que investir em pesquisa. Nós temos que formar mais cientistas, formar mais engenheiros, mais matemáticos, porque se não esse Brasil com 8,5 milhões de km², com a maior reserva florestal do mundo, com 12% da água doce do planeta terra, com tanta fronteira e 200 milhões de habitantes, passa a ser um país vulnerável, um país frágil, um país que tenha dificuldade até de se defender”, completou.
Presidente Lula (PT) visita ITA e Embraer e diz que pretende investir na indústria e na defesa. — Foto: Jefferson Santos/g1
Na sequência, por volta das 17h, Lula visitou a Embraer, onde disse que o governo vai incentivar a venda de aviões da gigante da aviação para outras empresas nacionais e também incentivar o turismo interno.
Na Embraer, Lula batizou um avião que foi entregue para a Azul Linhas Aéreas, única empresa brasileira a utilizar aviões comerciais da Embraer.
Avião batizado por Lula na Embraer. — Foto: Jefferson Santos/g1